ARTICULISTAS

Por que tanta preocupação com Deus?

Frequentemente o problema “Deus” torna-se manchete

Padre Prata
thprata@terra.com.br
Publicado em 18/09/2010 às 19:33Atualizado em 20/12/2022 às 04:16
Compartilhar

Frequentemente o problema “Deus” torna-se manchete. Há séculos, Kant afirmava que discutir Deus é pura perda de tempo. Antes dele, o teólogo Tomás de Aquino escrevia: “não podemos explicar Deus, Ele está acima de nosso entendimento.” No primeiro século da era cristã, o apóstolo João foi ainda mais incisiv “Ninguém jamais viu a Deus. Ele habita uma luz inacessível”. Se tentar explicar é uma tolice, tolice maior é afirmar que Ele não existe. Ninguém pode apresentar provas de que Deus existe, mas, por outro lado, é impossível afirmar que Ele não existe. Se eu creio, ótimo. Se você não crê, amém, aleluia.

Estou falando sobre isto para comentar um novo livro publicado pelo famoso astrofísico britânico Stephen Hawking, provavelmente a maior autoridade atual no assunto. Nome do livr “The Grand Design”.

É bom que eu deixe bem claro que não tenho nada contra os ateus. Não crer é um direito deles e ninguém tem nada com isso. Também não tenho nenhuma capacidade para discutir com eles, nem me interessa. Agredir crença dos outros é burrice. Quando descobri que Deus entra pelo coração e não pela cabeça, deixei de me preocupar com o problema. Deus não é resultado de uma operação matemática. Tenho amigos ateus e nos damos muito bem. Um deles me disse que não era ateu, era agnóstico, isto é, não se preocupava com o assunto. Achou essa solução mais cômoda.

Deixo aqui, por escrito, uma afirmação de Stephen Hawking. Leia com atenção por que é complicad “Uma vez que existe uma lei como a gravidade, o Universo pode e vai criar a si mesmo a partir do nada. A criação espontânea é a razão pela qual existe alguma coisa no lugar de coisa nenhuma, a razão de nós existirmos. Não é preciso invocar Deus para que o Universo tenha um começo”.  É isso aí, meu amigo, você entendeu?

Vou citar mais um cientista, Roberto Belisário, doutor em Física pela Unicamp. “No fim de contas, assim como não se pode provar pela ciência que Deus existe, também não é possível provar que não existe”.

Vou por um ponto final nessas observações, citando Marcelo Gleiser, professor numa universidade americana, também ateu: “Talvez esteja na hora de Hawking deixar Deus em paz”. (Folha de São Paulo.)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por