Presentes no evento de inauguração da 90ª ExpoZebu, em Uberaba, os três governadores aproveitaram o palanque para defenderem união da direita na eleição do ano que vem
Os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás; Romeu Zema, de Minas, e Ratinho Júnior, do Paraná, durante a inauguração da ExpoZebu, sábado (Foto/Reprodução)
Sem a presença de representantes do governo Lula, abertura da ExpoZebu foi marcada por discursos de pré-candidatos à Presidência do campo político da direita. Os governadores Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Ratinho Júnior (PSD) dividiram os holofotes no palanque oficial, assegurando que caminharão juntos na eleição de 2026.
Fique por dentro: Governador mineiro reforça o nome de Mateus Simões para a sucessão
Depois de ter admitido interesse no governador mineiro como vice em uma eventual chapa no ano que vem, Caiado abriu o discurso agradecendo a parceria existente com Zema e citou trabalho em conjunto que vem sendo construído também com a participação do chefe do Executivo do Paraná, Ratinho Júnior.
Caiado ainda ressaltou que os três governadores estão no fim do segundo mandato e são referência em boa gestão, atuando com respeito ao dinheiro público.
Por outro lado, ao longo do pronunciamento, o pré-candidato teceu críticas ao governo federal devido às dificuldades enfrentadas no país por causa da alta taxa de juros e problemas de falta de segurança. Com isso, ele pregou a necessidade de mudança no próximo ano. “A centro-direita chegará ao comando dessa nação. Vamos arregaçar as mangas e corrigir os defeitos”, disse.
Leia também: Elisa anuncia investimento de R$ 200 milhões
Já Zema falou aos ruralistas sobre as medidas tomadas em Minas Gerais para o fortalecimento do setor agropecuário e defendeu uma parceria para retirar do poder lideranças que não dão suporte aos produtores. “Ano que vem, tenho certeza que nós estaremos tirando esse governo que persegue quem produz e quem trabalha. Estaremos caminhando juntos para um Brasil melhor”, manifestou.
Além disso, o governador de Minas acenou às críticas feitas por Caiado e afirmou que o Brasil precisa de uma gestão com maior responsabilidade nos gastos públicos para resolver o problema da inflação e dos altos juros. “Temos que estar com uma gestão mais técnica e com responsabilidade nos gastos para a inflação cair, a taxa de juros cair e termos mais investimentos”, finalizou.
Antes da solenidade, Caiado e Zema se reuniram a portas fechadas com a direção da ABCZ, na sede da entidade, e depois os dois seguiram para o palanque oficial, caminhando pela rua central do Parque Fernando Costa, acompanhados pelas lideranças ruralistas.