POLÍTICA

Vetos de Zema a reajuste ainda não foram enviados à Assembleia

Gisele Barcelos
Publicado em 05/04/2022 às 21:03Atualizado em 18/12/2022 às 18:53
Compartilhar

Até ontem, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ainda aguardava mensagem de veto do Executivo aos percentuais extras de reajuste para servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública. Os vetos só devem chegar à Casa nesta quarta-feira.

O veto parcial de Zema foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado na segunda-feira (4). O governador sancionou apenas a concessão do índice de 10,06% de recomposição inflacionária, proposto pelo próprio governo, assim como a aplicação retroativa da revisão geral a janeiro deste ano. Os percentuais adicionais de 33,24% para a Educação e de 14% para os servidores da Saúde e da Segurança Pública foram vetados.

A mensagem de veto ainda está sob análise da Câmara Técnico-Legislativa, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Governo de Minas. O departamento é a última parada antes de o despacho chegar à Assembleia. O líder do governo no Legislativo, deputado Gustavo Valadares (PMN), acredita que a mensagem pode ser lida em plenário nesta quinta-feira (7), dando início à tramitação do veto. “O mais provável é que a gente tenha a apreciação na Comissão Especial e em plenário na próxima semana. É essa a expectativa”, disse.

A partir da leitura em plenário e entrada em tramitação, o veto deve ser analisado pelos deputados em turno único, em até 30 dias, e pode ser derrubado pelo Plenário por 39 votos contrários (maioria absoluta da Assembleia).

Uma comissão especial é formada para emitir parecer sobre a matéria, antes da análise do Plenário. Caso a votação não ocorra dentro dos 30 dias, o veto entra na “faixa constitucional”, ou seja, tranca a pauta do Plenário, impedindo a votações de outras matérias antes do veto.

Caso o veto seja rejeitado pela Assembleia, o texto seguirá para promulgação. Os parlamentares já estão se mobilizando para derrubar o veto de Zema.

Como o reajuste linear de 10,06% dos servidores foi sancionado, o índice previsto na proposta original já pode ser aplicado pelo Poder Executivo aos servidores. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por