POLÍTICA

Vereadores uberabenses têm cinco dias para quitar taxas na Justiça

TJMG deu despacho ontem determinando a seis vereadores e outros nove ex-legisladores de Uberaba, que completem as taxas recursais

Publicado em 15/02/2011 às 23:02Atualizado em 20/12/2022 às 01:41
Compartilhar

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deu despacho ontem determinando a seis vereadores e outros nove ex-legisladores de Uberaba, que completem as taxas recursais do processo em que respondem por improbidade administrativa. Eles têm um prazo de cinco dias para regularizar a situação, sob pena de inadmissão, ou seja, de perderam o recurso.

O grupo foi condenado em primeira instância pela juíza Régia Ferreira de Lima, a restituírem os cofres públicos os valores gastos com um jornal denominado “Câmara em Dia”, que circulou em 2005 e 2006.

A decisão atinge os vereadores Antônio Carlos Silva Nunes, Cléber Humberto de Sousa Ramos e Marcelo Machado Borges – os três do PMDB –, Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP), o atual vice-presidente da Câmara, Itamar Ribeiro Resende (DEM) e Lourival dos Santos (PCdoB), bem como os ex-vereadores Massuó Machiyama, Marilda Ribeiro Resende, Valdecy Caetano de Souza, Durval Chagas de Oliveira, José Ronaldo Maciel, Paulo Henrique Pires, Valdir Elias Barbosa, Heli Geraldo de Andrade e Waldir Vilela Teodoro.

O julgamento dos 15 no TJMG foi marcado e adiado duas vezes este ano – e só deve ser remarcado após o Carnaval –, lembrando que o autor da ação que culminou com a condenação em primeira instância foi o promotor de Defesa do Patrimônio Público, José Carlos Fernandes.

Além de ter que devolver todo o dinheiro gasto com a confecção do jornal – da ordem de R$ 120 mil à época – a sentença implica na perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco anos. A mesma decisão fixa a multa civil equivalente a dez vezes o valor da remuneração recebida por cada um deles. Se a sentença for confirmada em segunda instância, todos devem ser enquadrados na lei da ficha limpa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por