EM TODAS

Uberaba será o tema da escola de samba Tom Maior, que volta à elite em São Paulo em 2026

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participa da cerimônia de anúncio oficial, neste domingo, em São Paulo

Publicado em 08/06/2025 às 19:18Atualizado em 09/06/2025 às 05:41
Compartilhar

Prefeita Elisa Araújo e secretário Celso Neto com a agremiação Tom Maior, que escolheu Uberaba como tema do carnaval 2026 (Foto/Divulgação PMU)

De volta da Europa e antes de embarcar rumo ao Japão, a prefeita Elisa Araújo (PSD) anunciou neste domingo que Uberaba será tema de escola de samba paulista no carnaval 2026. Quem homenageará a cidade será a Tom Maior. O presidente da escola, Carlos Alves, também confirmou a novidade em evento na capital paulista, transmitido pelo canal oficial no YouTube.

Este ano, a Tom Maior conquistou a primeira colocação no Grupo de Acesso para garantir seu retorno à elite no carnaval de São Paulo, em 2026. É a primeira vez que a escola vai para o Grupo Especial e levará o Geoparque Uberaba para a Avenida, no Sambódromo do Anhembi.

O lançamento do enredo aconteceu no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, reunindo a prefeita Elisa Araújo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, lideranças empresariais, autoridades do município e representantes da escola de samba.
 
Com entusiasmo, a prefeita definiu a homenagem como um marco para Uberaba, destacando que a ação será realizada sem recursos públicos. “É uma oportunidade inédita, que projeta nossa cidade para milhões de pessoas no Brasil e no mundo. O projeto é viabilizado por empresas que acreditam e investem no nosso município”, reforçou Elisa, destacando que a homenagem é um convite para que mais pessoas conheçam nossas riquezas: “O legado de Chico Xavier, nossas descobertas paleontológicas, o sabor da nossa gastronomia e a força do nosso agronegócio”.
 
O enredo está em fase de desenvolvimento criativo, mas já se sabe que levará à avenida elementos como o Geoparque; manifestações populares, como a folia de reis e o congado; a espiritualidade; a imponência das igrejas históricas; o protagonismo do gado Zebu e a força produtiva do campo. Acima de tudo, o samba vai celebrar o povo uberabense: acolhedor, resiliente e orgulhoso de suas raízes.
 
Para o secretário Celso Neto, o projeto também representa um posicionamento estratégico para o município. “É uma conquista construída por quem acredita no potencial econômico, cultural e humano de Uberaba”, ressaltou. 
 
O presidente da Tom Maior, Carlos Alves, o Mestre Carlão, garantiu que a escola está pronta para emocionar o público com um desfile grandioso. “É um enredo muito rico. Falar de Chico Xavier e da cidade que ele escolheu viver é um presente. Uberaba tem uma história vibrante, cheia de espiritualidade, cultura, indústrias e força no campo. Vai ser um grande carnaval”, afirmou.
 
O carnavalesco Flavio Campelo, responsável por transformar o enredo em espetáculo, descreve o processo como uma “experiência imersiva”. Para ele, Uberaba é uma cidade de dimensão simbólica profunda. “É uma terra acolhedora e gigante por si só. Espero que todos os uberabenses se sintam representados e abraçados pela Tom Maior.”
 
A expectativa é que o desfile seja um dos momentos mais marcantes do Carnaval 2026, unindo emoção, visibilidade nacional e orgulho regional. Uberaba, pela primeira vez, será protagonista num dos maiores palcos do samba do país e, ao longo do segundo semestre, várias ações culturais da Prefeitura de Uberaba serão integradas com o tema do Carnaval. 
 
“Teremos participação da bateria da Tom Maior e sambistas em eventos e ensaios em Uberaba, compositores uberabenses poderão participar do concurso para escolha do samba-enredo, e muitas outras surpresas que estamos preparando até o carnaval”, conclui o secretário Celso Neto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por