Para evitar interrupção de obras custeadas por financiamentos com órgãos federais, Prefeitura recorre novamente à ação judicial para renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) do município. O novo documento tem validade até 13 de novembro deste ano.
O governo municipal vem recorrendo à Justiça para liberar o CRP desde dezembro de 2018. O recurso é adotado porque a ausência do certificado impede o recebimento de verbas de financiamentos e de empréstimos firmados com órgãos federais, o que barraria a liberação de recursos contratados para obras em andamento na cidade.
Atualmente, o município tem três empréstimos que podem ser impactados em caso de não renovação do CRP. Um deles é o financiamento no valor de R$28 milhões junto ao Banco do Brasil. Os recursos estão custeando a segunda etapa da infraestrutura da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a revitalização do Complexo Turístico de Peirópolis e a duplicação da sua via de acesso ao bairro rural. Além disso, R$87 milhões foram contratados junto à Caixa Econômica para programa de recapeamento na cidade.
A Codau também contratou crédito com a Caixa para a execução de obras no sistema de abastecimento de água de Uberaba.
Com a renovação do CRP por seis meses, a Prefeitura neste período fica livre de impedimentos para celebrar contratos com a União e de problemas na liberação de empréstimos por instituições financeiras federais.
Segundo informações do Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos), a Prefeitura trabalha para sanar pendências e viabilizar a emissão do CRP sem necessitar de intervenção jurídica. Um plano foi elaborado para regularizar a situação até o fim do mandato.