Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda o restabelecimento dos repasses federais e estaduais para custeio da UPA São Benedito. As instalações foram vistoriadas no fim de fevereiro por equipe do Ministério da Saúde e houve anúncio da retomada da verba para a manutenção da unidade. No entanto, depois de nove meses, os recursos ainda não voltaram a ser destinados para o município.
Inicialmente, a expectativa da pasta era que a verba voltasse a ser liberada ainda no primeiro semestre deste ano, o que não se confirmou.
Em nota, a Secretaria de Saúde ressaltou que não há pendências da parte do município, pois foram finalizadas todas as etapas e trâmites para voltar a receber os recursos.
De acordo com o texto, o processo referente à UPA São Benedito está na comissão de orçamento no Ministério da Saúde, aguardando liberação do recurso. A pasta não informou se existe previsão para o repasse ser restabelecido ainda em 2024.
Os repasses federais e estaduais à UPA São Benedito estão suspensos desde novembro de 2020, porque o imóvel não atendia às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Com isso, a Prefeitura vem cobrindo o valor para manter a unidade.
Para regularizar a situação, foram realizadas adequações no prédio para atender aos critérios do Ministério. A reforma no imóvel incluiu a adaptação dos leitos de emergência, da área de guarda de macas e cadeiras de roda, pontos de gases medicinais operacionais nos leitos existentes, serviço de hemoterapias, além de questões que envolvem alvará sanitário.
A equipe federal esteve em Uberaba no começo deste ano para verificar se as exigências foram atendidas. Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita Elisa Araújo (PSD) informou na época que a retomada dos repasses estava confirmada após a vistoria.