AGENDA

Secretário de Saúde inaugura UBSs e base do Samu na região

Marconi Lima
Publicado em 01/07/2026 às 20:50
Compartilhar

Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, cumpre agenda quinta e sexta-feira (2 e 3) em municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba. A programação inclui inaugurações de unidades básicas de saúde (UBSs) e de uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Regional Triângulo Sul).

A agenda começa nesta quinta-feira, às 10h, com a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde em São Francisco de Sales. Às 15h, o secretário participa da entrega da base descentralizada do Samu 192 em Itapagipe. Na sequência, às 16h, inaugura outra UBS no mesmo município.

Nesta sexta-feira (3), às 8h30, Baccheretti estará em Carneirinho para a inauguração de mais uma Unidade Básica de Saúde.

A nova base do Samu em Itapagipe integra a estrutura do Samu Regional Triângulo Sul, serviço operado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul). A Central de Regulação funciona em Uberaba e coordena o atendimento das ambulâncias distribuídas em 17 bases descentralizadas, responsáveis pela cobertura de 27 municípios da macrorregião, beneficiando uma população estimada em 800 mil habitantes.

O Samu Regional entrou em operação em dezembro de 2025 e atende municípios das microrregiões de Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama. Desde o início das atividades, entretanto, o serviço enfrentou dificuldades operacionais, entre elas o atraso no pagamento dos salários de funcionários, situação que gerou insatisfações de trabalhadores e mobilizou os municípios consorciados para buscar uma solução. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por