RRF

Recuperação Fiscal tem parecer a favor na Assembleia após mudanças no texto

Gisele Barcelos
Publicado em 01/11/2023 às 22:16
Compartilhar

Em reunião nesta semana, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao projeto que autoriza a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal da União. Entretanto, o texto apresentado passou por adequações antes da deliberação do grupo.

O relator do projeto e presidente da CCJ, deputado Arnaldo Silva (União), apontou mudanças na redação do projeto e justificou que as alterações seriam para resguardar a constitucionalidade, a juridicidade e formalidades da proposição.

O texto acatado na CCJ prevê, por exemplo, a vinculação de receitas provenientes da venda de estatais e empresas públicas ou concessão de serviços e ativos ao pagamento do passivo da dívida. Também prevê ressalvas para viabilizar a celebração de convênios com municípios e entidades.

Arnaldo Silva ainda desvinculou do projeto a discussão sobre o teto de gastos, justificando vício jurídico. Assim, esse tema passará a tramitar de forma independente, como um projeto de lei complementar (PLC). A intenção do governo é limitar o crescimento anual das despesas primárias do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Estado à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O relator ainda realizou ajustes para suprimir medidas que já foram tratadas em lei específica, como a conversão do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal em Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAF). E fez atualizações em razão de mudanças realizadas pela União nas normas que tratam do RRF.

O projeto com alterações ainda deverá passar pelo crivo da Comissão de Administração Pública da Assembleia antes de ser encaminhado para votação no plenário da Casa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por