Prefeitura de Uberaba informou que o primeiro desembolso do empréstimo de 72 milhões de dólares junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) será destinado à contratação de empresa de consultoria que prestará suporte à Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP). A contratação possibilitará a implementação de software de gestão especializado em contratos de investimento externo.
Ainda conforme o Executivo, o objetivo desses primeiros recursos é otimizar a administração dos projetos e o acompanhamento físico-financeiro das obras, promovendo o monitoramento contínuo em conformidade com as exigências do CAF.
Em relação a novas reuniões com missão técnica da instituição financeira, a Secretaria Especial de Comunicação (Secom) informou que a UGP – formada por técnicos da Prefeitura envolvidos no programa – realiza encontros semanais e mantém contato contínuo com os executivos do banco.
A reportagem do Jornal da Manhã questionou sobre a cotação do dólar para a contratação do empréstimo de US$72 milhões pelo município. A Secom esclareceu que a cotação do dólar é fixada no momento da solicitação do desembolso.
A maior parte dos recursos será aplicada na captação de água no rio Grande e na construção de novas estações de tratamento de água e de esgoto. O programa prevê também, entre outras obras, a revitalização da rua Arthur Machado e de entradas da cidade, a construção e reforma de parques urbanos e a implantação de nova estrutura cicloviária.
A previsão é de que as obras comecem a ser entregues à comunidade a partir do próximo do ano, com conclusão de todo o programa até 2030.