Em meio à polêmica do uso das apostilas pelos alunos das escolas municipais, a Prefeitura de Uberaba terá de devolver os livros didáticos enviados pelo Governo Federal, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Todo o material recebido pelo município será encaminhado à 39ª Superintendência Regional de Ensino (39ª SRE) conforme informou a Secretaria de Educação, através da assessoria de comunicação da PMU. A decisão segue determinação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em razão da adoção do Sistema Estruturado de Ensino. Além disso, a orientação foi repassada aos diretores de escolas municipais.
Conforme a superintendente, Vânia Célia Ferreira, os livros serão encaminhados para a Reserva Técnica do Estado. Esta reserva visa suprir a demanda de outras escolas municipais e estaduais atendidas pela 39º SRE. No total, o órgão é responsável por outros 24 municípios. Em várias escolas, conforme esclarece, os livros didáticos encaminhados pelo Governo Federal não são aqueles solicitados pelas escolas. Em outros casos, a quantidade de material não atende o número de alunos. A superintendente também ressalta que o livro é apenas um suporte didático do professor.
Até ontem, a superintendente ainda não havia recebido nenhum livro encaminhado pelas escolas municipais. “Somente após receber o material poderemos fazer o encaminhamento”, finaliza.