O representante do escritório de Uberaba, em São Paulo, e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, João Franco, não participa das negociações para a implantação da unidade de Amônia e do gasoduto em Uberaba. A reação é do prefeito, Anderson Adauto (PMDB), ao comentar a afirmação de João Franco de que falta um plano de negócios para a confirmação do empreendimento, publicada no domingo (6) pelo Jornal da Manhã. AA também ressalta que tudo está dentro do previsto citando inclusive a definição de um cronograma pela Petrobras que está sendo rigorosamente cumprido.
O prefeito esclarece que um investimento de R$ 3 bilhões merece toda a atenção e se trata de uma ação complexa que exige cautela em virtude de sua importância para a economia do país. Ele entende que a possibilidade da presença da presidente da República, Dilma Rousseff em Uberaba no último dia 21 fez com que a Petrobras reavaliasse o plano de trabalho com medidas mais concretas. Desta forma, uma reunião de trabalho que aconteceria em Uberaba naquele dia foi transferida para o Rio de Janeiro, quando a Prefeitura de Uberaba esteve representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, quem acompanha as negociações desde o início.
Na quarta-feira (9), Carlos Assis estará em Brasília em reunião na Casa Civil para acompanhar discussão sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em que está prevista a implantação da fábrica de Amônia de Uberaba. Já no dia 15 de fevereiro um novo encontro acontece entre a Petrobras e representantes do Governo do Estado com a presença do secretário para tratar dos últimos detalhes acerca do empreendimento.
O prefeito disse que o cronograma da Petrobras prevê o início de funcionamento da unidade de amônia em Uberaba para dezembro de 2014. Ele ainda manifesta confiança nas ações do Governo do Estado, tanto na questão relacionada à implantação do Gasoduto como à solução em torno da área onde será implantada a unidade de amônia no DI III, sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemig).