POLÍTICA

Prefeito acerta transferência do Cesube

Transferência dos cursos do Cesube para a Faculdade de Ciências Econômicas (FCETM), a expansão do Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro (IF-Triângulo)...

Publicado em 21/07/2009 às 20:56Atualizado em 17/12/2022 às 05:10
Compartilhar

Transferência dos cursos do Cesube para a Faculdade de Ciências Econômicas (FCETM), a expansão do Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro (IF-Triângulo) e a permuta de área do IF - Triângulo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foram acertadas na manhã de ontem, no gabinete do prefeito Anderson Adauto. Depois da transformação da Faculdade de Medicina em Universidade, ele diz que as decisões de hoje são mais um importante passo para a ampliação de vagas no Ensino Público Superior de Uberaba. Para o deputado federal Paulo Piau, também presente na reunião, as medidas representam a consolidação do Parque Tecnológico (Univerdecidade), que passa a reunir no mesmo espaço correntes do conhecimento, da tecnologia e do empreendedorismo.

Durante reunião do diretor-geral do Cesube, Márcio Mengatti; o vereador Carlos Alberto Godoy; o procurador-geral do município Valdir Dias, o assessor de orçamento Mauro Humberto, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Karim Abud Mauad, foram acertados detalhes de projeto que será encaminhado à Câmara Municipal transferindo a mantença do Cesube para a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. (FCETM). A matéria será motivo de convocação do Legislativo Municipal para uma reunião extra na  quinta-feira (23).

Anderson Adauto explicou que a questão do Cesube foi discutida em níveis de Ministério da Educação, com o Instituto Federal de Educação do Triângulo, com o colegiado do Cesube e mais recentemente com a Aciu. Desta forma ficou concluído que a melhor solução realmente é a transferência de mantença para a FCETM, que dará continuidade aos cursos e oferecerá vestibular para o preenchimento de vagas de todos eles.

Para o vereador Godoy, a medida evita o fechamento do Cesube, mantém os cursos, o trabalho dos professores e fortalece as duas instituições de Ensino Superior. Além disto, ele pontua o fato de desonerar o Poder Público, que poderá investir ainda mais no Ensino Fundamental, que é a obrigação do Município. O presidente da Aciu analisa que a entidade tem caráter de desenvolvimento e possui hoje uma das primeiras Universidades Corporativas do país. “Com a medida, a Aciu demonstra que acredita no potencial de Uberaba, no seu crescimento e no fortalecimento dos pólos educacionais”, observa Karim. Ele informou que todos os cursos passaram a funcionar no campus da FCETM.

Ao mesmo tempo em que a FCETM assume os cursos do Cesube, o prefeito Anderson Adauto destacou o anúncio por parte do Reitor do IF – Triângulo, Ronaldo Ferreira, de antecipação de um ano da expansão da instituição. Já a partir do mês de outubro, o Instituto já estará publicando o edital para a criação de novos cursos, como os de Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Engenharia Química e dos Cursos a Distância de Programas e Projetos Sociais e Gestão Ambiental. O IF – Triângulo, que é o antigo Cefet, também estará instalando novos laboratórios e promovendo novas contratações de professores e técnicos administrativos, por meio de antecipação orçamentária já autorizada pelo Governo Federal.

O prefeito Anderson disse que pretende manter entendimentos com o IF – Triângulo para o desenvolvimento de ações conjuntas com a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti), no campo de formação de mão-de-obra.

Outra solução viabilizada na reunião de ontem foi a permuta de área do IF - Triângulo na avenida Edilson Lamartine Mendes com a ABCZ. Conforme acordo a ser formalizado, a ABCZ assume a área do IF – Triângulo e pagará, conforme avaliação da Caixa Econômica Federal, por meio de obras no novo campus do Instituto, a ser construído em área do Parque Tecnológico. O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, comenta que a medida vai permitir à ABCZ ampliar o parque Fernando Costa e dará oportunidade ao IF – Triângulo de contar com novas e modernas instalações em local mais adequado. O reitor Ronaldo Ferreira também comemora o acerto, ao afirmar que a permuta evitará maiores gastos e permitirá à instituição investir em outras áreas prioritárias, sem comprometer a construção do novo campus, o que deve acontecer nos próximos dois anos a dois anos e meio.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por