POLÍTICA

Plano de arborização da cidade começa com diagnóstico atual

Gisele Barcelos
Publicado em 14/04/2022 às 19:53Atualizado em 18/12/2022 às 19:09
Compartilhar

Representante da empresa responsável pelo serviço, Marcelo Leão, diz que a primeira etapa do projeto é o diagnóstico da atual situação (Foto/Divulgação)

Com contrato assinado esta semana para elaboração do Plano de Arborização de Uberaba, empresa Propark dará início aos trabalhos com uma pesquisa para identificar a situação atual da cidade. O prazo para a entrega da versão final do plano é de seis meses.

De acordo com o representante da empresa responsável pelo serviço, Marcelo Leão, a primeira etapa do projeto compreende o diagnóstico da cidade e a empresa fará até uma pesquisa para avaliar a percepção da população sobre a arborização em Uberaba.

O empresário manifestou que a equipe realizará um raio X da cidade, desde a percepção da população até os índices e indicadores de cobertura arbórea e número de árvores, usando ferramentas tecnológicas, como sensoriamento remoto e outros. “Queremos sentir como está a situação da cidade, seguida de análises técnicas, para que possamos recomendar as diretrizes do desenvolvimento futuro da arborização para a cidade”, afirmou.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Delfino, a partir do levantamento, será feita a estruturação efetiva do plano, com as diretrizes para disciplinar o plantio das árvores na cidade. “Teremos realmente algo profissional, com decisões embasadas tecnicamente por meio de experimentos científicos. Estamos planejando a nossa cidade para daqui a 20 anos”, destacou.

Já a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) solicitou à empresa contratada uma atenção especial com os loteamentos mais periféricos no plano de arborização, tendo em vista que a ausência de árvores é um problema recorrente em áreas afastadas do Centro. “Uberaba terá, pela primeira vez, um Plano de Arborização Urbana. Ele será feito com muita responsabilidade e compromisso com o meio ambiente, priorizando a espécie adequada para cada local, evitando, assim, problemas futuros e garantindo, além do meio ambiente saudável, o desenho urbano adequado. Estamos planejando o futuro”, concluiu.

A vencedora da licitação foi a Propark Paisagismo e Ambiente Ltda., que apresentou a menor proposta para elaborar o plano de arborização. A empresa de Piracicaba (SP) ofereceu proposta de R$192 mil para realizar o serviço. O valor ficou cerca de 40% abaixo do montante estimado no edital de licitação (R$322.737,33). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por