Período eleitoral atrasou a emissão da ordem de serviço para o início da operação da concessionária do gerenciamento regional do lixo em Conceição das Alagoas e Sacramento, segundo o presidente do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande), Celson Pires.
As duas cidades possuem serviços próprios de tratamento de água e não são vinculadas à Copasa. Por isso, havia a expectativa de que começassem a ser atendidas pela concessionária no ano passado, mas a ordem de serviço não foi emitida até o momento e Uberaba continua sendo o único município onde a concessão está em funcionamento.
Questionado, Celson manifestou que não existem mais impedimentos para a entrada em operação da concessionária nas duas cidades. Segundo ele, até mesmo a questão da cobrança da taxa de lixo na conta de água já foi instituída e também a conta independente para o recolhimento dos valores.
No entanto, o presidente do Convale salientou que o período eleitoral postergou o processo de transição no ano passado. “Temos um serviço [próprio] que está atendendo. Sabemos do desempenho dele. Não sei como é a performance do Consórcio S. Fazer a transição em período eleitoral é complicado. Se a empresa não atende à expectativa, acaba atrapalhando”, argumentou.
De acordo com o dirigente do Convale e prefeito de Conceição das Alagoas, a perspectiva é que a ordem de serviço seja assinada em breve para que a concessionária comece a operar também na cidade. “Vamos ter reunião agora com a empresa e estamos prontos para dar início”, posicionou.
Celson justificou que a medida só não foi tomada ainda devido aos trâmites burocráticos para começo da gestão em janeiro. “Era para ter sentado com o consórcio esta semana, mas não deu tempo, porque o primeiro mês de gestão é muito ajuste, revisão de contratos para fazer e as tratativas para montagem de equipe”, disse, sem especificar data para que a concessionária assuma a coleta de lixo em Conceição das Alagoas.