Obras para implantação do terminal integrado de cargas da Vale Logística em Uberaba terão início no primeiro trimestre de 2015. Ontem, dirigentes da empresa anunciaram o cronograma
Obras para implantação do terminal integrado de cargas da Vale Logística em Uberaba terão início no primeiro trimestre de 2015. Ontem, dirigentes da empresa anunciaram o cronograma ao prefeito Paulo Piau (PMDB). O empreendimento está confirmado desde fevereiro, mas o processo de desapropriação da área e o licenciamento ambiental do projeto não estavam finalizados na época, para o início da construção.
No total, R$ 230 milhões serão aplicados na implantação do terminal integrado. As obras vão gerar 600 empregos já nos primeiro meses de 2015 e o terminal abrirá 300 postos de trabalho diretos e indiretos quando estiver em operação.
Segundo o gerente de operações da Vale Logística, Leopoldo Gimenez, a unidade entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2016. Ele salienta que o posicionamento estratégico de Uberaba foi um dos fatores para a decisão sobre o investimento.
Já o prefeito destacou que a unidade atenderá a demanda crescente de exportação de grãos no país e facilitará o escoamento da produção regional. Para o chefe do Executivo, a implantação do modal ferroviário consolida a cidade como polo logístico. “Será o maior terminal da América Latina. Vamos coletar todo o açúcar e grãos do sul de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo e do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Essa estocagem vai trazer para nós um resultado positivo. O produto entra com um valor e será despachado com outro. Isso representa um valor adicionado fiscal maior e também mais ICMS, além da movimentação da cadeia produtiva que alavancará a economia, pois nessa esteira muitas outras empresas virão para Uberaba”, acrescentou.
O terminal integrado de Uberaba será construído às margens da BR-050. A unidade tem capacidade para carregar anualmente 6,3 milhões de toneladas de grãos e 2,4 milhões de toneladas de açúcar. As cargas originárias do Mato Grosso (MT), de Goiás (GO) e de Minas Gerais (MG) chegarão ao local por meio de transporte rodoviário. De lá, os produtos seguirão de ferrovia para o porto de Santos.
PP salientou que no futuro haverá condições técnicas para interligar a unidade com o ramal ferroviário que vai até o porto de Vitória. A respectiva linha férrea está localizada a 18 quilômetros do terminal integrado.
O projeto com incentivos à Vale Logística já foi aprovado na Câmara Municipal. O município concedeu a isenção do recolhimento do ISSQN referente aos serviços de construção e também abriu mão do IPTU.