MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO

Minas pode ganhar mais uma cadeira no Congresso com recálculo do Censo

Gisele Barcelos
Publicado em 18/01/2025 às 18:05
Compartilhar
 (Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

A Câmara Federal pode ter que mudar, ainda no primeiro semestre deste ano, a composição de bancadas estaduais. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu o prazo até 30 de junho para que o número de cadeiras seja atualizado pelo Censo 2022. Caso a medida seja confirmada, Minas Gerais ganharia mais um deputado no Congresso, mas ainda não há informação sobre qual partido seria beneficiado.

O número de cadeiras na Câmara dos Deputados muda de acordo com a quantidade de vagas e a população de cada Estado. A representação, no entanto, não é atualizada desde 1993 e a defasagem é alvo da contestação feita pelo governo do Pará junto ao STF. O Estado pode ganhar quatro cadeiras com a atualização do número de habitantes, conforme o Censo de 2022.

Com o recálculo baseado no último Censo de 2022, sete estados perderiam vagas: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Enquanto isso, outros sete ganhariam representatividade.

Há bancadas que podem perder cadeiras e pressionam para que haja um adiamento da mudança. Já as bancadas que podem ganhar vagas são favoráveis à alteração. Caberá ao sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na Presidência da Câmara coordenar essa articulação. O favorito para o cargo é o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que já é procurado pelas bancadas interessadas no assunto. 

Para contornar o impasse, estados que perderiam vagas na Câmara passaram a tentar negociar uma solução: as bancadas que hoje são prejudicadas seriam compensadas a partir da criação de novas cadeiras. Assim, nenhum estado perderia cadeiras. A proposta pretende ampliar as atuais 513 cadeiras para um total de 531, criando 18 novas vagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por