VAI RECORRER

Mesmo sem êxito em ação, Anderson Adauto não desiste de pré-candidatura

Gisele Barcelos
Publicado em 06/04/2024 às 17:21
Compartilhar

Apesar de não conseguir êxito em ação recente para anular pena de inelegibilidade, o ex-prefeito Anderson Adauto (PV) não cogita, no momento, desistir de disputar a eleição majoritária este ano e afirmou que recorrerá até a última instância para viabilizar a candidatura.

Adauto já conseguiu reverter a condenação criminal por omissão diante de irregularidades em processo seletivo da Saúde. Porém, a denúncia também resultou em sentença na esfera cível por improbidade administrativa e a suspensão dos direitos políticos. Com isso, equipe jurídica do ex-prefeito entrou com ação este ano para pedir a nulidade da decretação de inelegibilidade de AA no processo por improbidade.

A defesa argumentou que houve recente alteração da Lei de Improbidade Administrativa e que os efeitos da nova legislação são aplicáveis de forma retroativa. Desta forma, foi solicitada a retirada da sentença a suspensão de direitos políticos, porque a pena não consta mais na atual versão da lei. Em despacho na última semana, o juiz Nilson de Pádua Ribeiro Júnior não se manifestou sobre o pedido da equipe jurídica de AA e apenas determinou a extinção do processo movido este ano.

Ex-prefeito Anderson Adauto diz que equipe jurídica está tranquila e que recorrerá até a última instância para viabilizar candidatura (Foto/Arquivo)

Ex-prefeito Anderson Adauto diz que equipe jurídica está tranquila e que recorrerá até a última instância para viabilizar candidatura (Foto/Arquivo)

Segundo Anderson, a ação recente faz parte de um conjunto de estratégias jurídicas e outros recursos ainda serão protocolados para análise do Judiciário nos próximos meses. “Até o prazo de registro de candidatura lá na frente, eu tenho algumas ações que eu posso entrar. A última instância para tudo na Justiça comum e vai tudo para a Justiça Eleitoral”, declarou.

Questionado, o ex-prefeito manifestou que a defesa considera que ele está em uma posição tranquila. Por isso, até o momento, não há planos para desistir do projeto de candidatura. “Se puder ser candidato a prefeito, eu vou ser”, assegurou.

Por outro lado, AA afirmou que foi transparente com os pré-candidatos a vereador sobre os impedimentos que podem barrar a entrada dele na disputa majoritária. “Não enganei ninguém. Quem quis se filiar conosco sabe que existe uma margem pequena de risco”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por