NECESSÁRIO

MEC discute em Uberaba ações contra a violência nas escolas

Equipe chegou ontem à cidade e já se reuniu na Prefeitura para delinear estratégias de ações para o enfrentamento e a prevenção à violência nas escolas

Marconi Lima
Publicado em 12/05/2025 às 18:43Atualizado em 12/05/2025 às 21:36
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

A coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas, ligada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Thaís Dias Luz Borges Santos, esteve nessa segunda-feira (12) em Uberaba, onde se reuniu com a secretária municipal de Educação, Júlia Petek, para discutir ações conjuntas de articulação de estratégias de enfrentamento e prevenção à violência nas escolas. A iniciativa se dá após o assassinato de uma aluna em sala de aula, semana passada, na rede privada de ensino.

O encontro ocorreu no Gabinete da prefeita Elisa Araújo (PSD). Durante a reunião, ficou definido que o MEC permanecerá em Uberaba nas próximas semanas para consolidar uma formação voltada aos profissionais da educação das redes pública e privada. A proposta é desenvolver a capacitação dentro de um contexto que contemple Uberaba como um todo, sem distinção entre os sistemas de ensino, reforçando o entendimento de que a proteção das crianças e adolescentes é responsabilidade coletiva.

Após essa etapa, será promovida ação conjunta em todas as unidades escolares da cidade, individualmente, como parte de esforço amplo para fortalecer o ambiente escolar como espaço seguro e acolhedor.

A reunião dá sequência ao trabalho iniciado na sexta-feira (9), quando a Semed e o MEC se reuniram on-line com 25 representantes de 11 instituições, incluindo secretarias municipais, órgãos da Justiça, Polícia Civil, Conselho Tutelar, escolas e representantes do governo estadual.

A atuação do MEC é conduzida pelo Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares em Casos de Violência Extrema (NRRCE), vinculado à Coordenação-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (CGave/Secadi), que atua em articulação com o Programa Escola que Protege, política nacional voltada à prevenção das violências no ambiente escolar.

O NRRCE foi criado pelo MEC para lidar com a violência extrema em escolas, oferecendo estrutura integrada de apoio psicossocial, assessoramento técnico e orientação para a reconstrução. O núcleo fornece suporte para lidar com o trauma e as consequências da violência, oferecendo atendimento psicológico e orientação aos envolvidos. 

Em caso de violência extrema, o NRRCE pode ser solicitado para agir rapidamente no local, oferecendo apoio psicossocial e orientando a gestão da crise. O NRRCE trabalha em conjunto com as autoridades locais de saúde, segurança e assistência social para garantir um suporte integrado e eficiente. 

“A parceria com o MEC é fundamental neste momento para fortalecermos nossas estratégias de enfrentamento e prevenção à violência nas escolas de Uberaba”, disse Juliana Petek.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por