DANÇA DAS CADEIRAS

MDB fica fora da nova composição da Câmara e PSD, com a maior bancada

Gisele Barcelos
Publicado em 08/04/2024 às 21:09
Compartilhar

Com o encerramento do período da janela partidária no último fim de semana, bancadas da Câmara Municipal já estavam com nova formatação na sessão de ontem. A dança das cadeiras entre os vereadores acabou deixando o MDB fora da nova composição da Casa. Até então, a sigla tinha a segunda maior representação da atual legislatura.

A bancada do MDB já tinha sofrido duas baixas: Fernando Mendes trocou a legenda pelo Republicanos, enquanto Marcos Jammal decidiu se filiar ao PSDB para disputar novo mandato. Até a última semana da janela partidária, Samuel Pereira ainda permanecia na sigla, porém confirmou no fim do prazo a mudança para o PMB.

O PSDB, Republicanos e o PMB não elegeram vereadores e estavam sem representação na Câmara até então. No entanto, as três siglas saíram fortalecidas da janela partidária e cada uma conta com dois parlamentares.

No PMB, além de Samuel, a novidade é Varciel Borges, que estava entre os nomes que integravam a bancada do PP. O partido liderado por Franco Cartafina elegeu quatro representantes, mas todos aproveitam a janela partidária para deixar a sigla. O partido tem agora apenas uma cadeira, pois Caio Godoi trocou o Solidariedade pelo PP.

Já o Solidariedade quase ficou sem representação na atual legislatura, visto que Tulio Micheli também saiu da sigla e migrou para o PSDB. No entanto, foi confirmada a filiação da vereadora Alessandra Piagem. Antes ela pertencia ao Podemos, que ficou apenas com Elias Divino e Wander Araújo.

Sem representantes na Câmara anteriormente, o DC e o PCdoB saíram da janela partidária com um vereador filiado cada um.

Na movimentação da janela partidária, o PSD aumentou uma cadeira ao receber o vereador Eloisio dos Santos, que estava no PRD. O partido se transformou na maior bancada do Legislativo municipal, com três vereadores.

Apesar da saída de Eloisio, o PRD deverá contar com dois vereadores eleitos na chapa proporcional para a eleição de outubro: Denise Max, que já pertencia aos quadros do partido, e Cleomar Marcos de Oliveira, que migrou do PP para a sigla. 

Nesta segunda, o painel da Câmara Municipal já mostrava as novas composições partidárias após o fechamento da janela (Foto/Reprodução)

Nesta segunda, o painel da Câmara Municipal já mostrava as novas composições partidárias após o fechamento da janela (Foto/Reprodução)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por