Sindicato dos Servidores anunciou proposta da Câmara de reajuste de 5% para o funcionalismo enquanto segue na expectativa de resposta por parte da Prefeitura para a reabertura de negociação
Entidades sindicais de outras categorias se reuniram com a direção do Sindicato dos Servidores para fortalecerem o movimento (Foto/Divulgação)
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) confirmou que, após reunião com o presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão (PSD), foi proposto reajuste de 5% para os servidores do Legislativo. Essa proposta deve ser levada para assembleia junto aos servidores na segunda-feira (19), às 12h, para votação.
Durante o encontro na CMU, os diretores do SSPMU confirmaram que seguem sem proposta do Executivo para reajustar os vencimentos dos servidores da Prefeitura.
O SSPMU recebeu apoio de várias lideranças sindicais de Uberaba. As entidades publicaram manifesto de apoio ao sindicato dos servidores municipais. No documento, foi exposta a “preocupação com a ausência de diálogo diante das reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras que mantêm os serviços públicos em nossa cidade”.
No documento, os sindicatos reafirmaram compromisso com a defesa do serviço público de qualidade, com a democracia nas relações institucionais e com a valorização de quem “trabalha diariamente para garantir os direitos da população uberabense”.
O SSPMU convidou os líderes sindicais e suas bases para marcarem presença nos atos organizados pelo SSPMU, como manifestações, assembleias e eventos simbólicos. A ideia é reforçar que a presença de diversas categorias fortalece a luta coletiva e amplia a visibilidade do movimento.
Os sindicatos que se solidarizaram ao SSPMU devem utilizar seus canais de interlocução com vereadores, secretarias e lideranças políticas para reforçarem a legitimidade das reivindicações dos servidores municipais. Serão convidados representantes sindicais para acompanharem presencialmente a reunião com o Executivo Municipal, sinalizando união, força coletiva e respaldo intersindical à pauta do SSPMU.
O Sindicato dos Servidores promete abrir espaço para que as entidades tragam propostas de ações conjuntas, como coletivas de imprensa, cartas abertas ou atos unificados, fortalecendo o impacto das mobilizações.
Segundo a direção do SSPMU, o objetivo é buscar o envolvimento de entidades sindicais de nível estadual e nacional, destacando que a não abertura das negociações representa um grave retrocesso social e causa danos à economia local e aos serviços públicos que atendem diretamente a população.