RECUPERAÇÃO

Lula deixa a UTI, está lúcido e já faz caminhadas pelo hospital, diz boletim médico

Na quinta-feira (12), presidente realizou um segundo procedimento na cabeça, em consequência do sangramento interno que teve no início da semana

O Tempo/Levy Guimarães
Publicado em 13/12/2024 às 14:09
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta da UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (13). Ele continua internado, mas agora está sob cuidados semi-intensivos. O boletim médico, emitido às 11h20, ainda diz que o presidente está lúcido e caminhando. 

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos. Segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores. O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.

Na manhã de quinta-feira (12), o presidente passou por um procedimento para evitar um novo sangramento no local. A intervenção foi uma embolização de artéria meníngea média, adotada para interromper o fluxo de sangue em uma região e faz parte do protocolo de atendimento em casos semelhantes ao do presidente. No início da noite, ele teve retirado o dreno intracraniano.

A previsão do cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente, é que o petista receba alta do hospital no início da próxima semana, quando estará apto para retornar a Brasília. 

O presidente passou, na noite de segunda-feira (9), por uma cirurgia para drenar um hematoma intracraniano. A lesão foi causada por uma hemorragia em consequência de uma queda sofrida em 19 de outubro. Já na manhã desta quinta-feira, Lula foi submetido a um procedimento complementar para evitar novos sangramentos.  

Entenda 

O petista passou por uma cirurgia de emergência na noite de segunda-feira (9) para drenar um hematoma intracraniano, consequência de uma hemorragia causada pelo acidente domiciliar que sofreu em 19 de outubro. Na ocasião, ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e teve um corte na nuca.  

Lula estava indisposto na segunda-feira e procurou o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, por conta de uma dor de cabeça. O presidente realizou uma ressonância magnética que mostrou uma hemorragia intracraniana. Em seguida, foi transferido para São Paulo, onde fez o procedimento. Janja o acompanhou durante todo o tempo.  

O boletim médico divulgado após a cirurgia informou que o presidente passou por uma craniotomia, um procedimento em que uma parte do osso do crânio é removida temporariamente para que os médicos tenham acesso ao cérebro do paciente.  

Horas depois, a equipe médica do presidente informou que o procedimento, na verdade, foi uma trepanação, que remove uma parte óssea menor do que na craniotomia. O presidente passou pela cirurgia para drenar um hematoma causado pela hemorragia cerebral.  

A cirurgia na terça-feira durou cerca de duas horas e o presidente saiu consciente e estável. Os médicos informaram que Lula não terá sequelas. Ele segue monitorado em um leito de UTI do hospital e deve retornar para Brasília na próxima semana.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por