Uberaba está em tratativas com o governo estadual para viabilizar que a Guarda Civil Municipal tenha acesso direto ao sistema integrado de segurança pública para registro de boletins de ocorrência. Atualmente, a GCM lavra apenas o termo circunstanciado de ocorrência, mas as informações do documento não são inseridas automaticamente no sistema.
De acordo com o secretário executivo do Conselho de Segurança Pública, Weber Januário de Almeida, a Polícia Civil tem um retrabalho ao receber os casos atendidos inicialmente pela Guarda Municipal, porque é necessário fazer manualmente um registro de fato policial para inserir os dados no sistema Reds (Registro de Evento de Defesa Social).
Januário informou que os trabalhos para inserir a GCM de Uberaba no sistema já começaram no ano passado e houve avanço nas articulações com a Secretaria Estadual de Segurança Pública de Minas Gerais. “Queremos aprovar o mais breve possível o ingresso da Guarda no sistema Reds para fazer o boletim de ocorrência ser mais célere”, disse.
Conforme o secretário executivo, a medida será positiva para a comunidade, porque a Guarda já poderá enviar o boletim de ocorrência ao cidadão por e-mail, como ocorre em casos atendidos pela Polícia Militar.
Januário salientou que o pleito não é somente de Uberaba, pois outras cidades do interior também contam com a GCM em atuação e ainda não têm acesso ao sistema integrado. Por isso, a expectativa é que o Estado conclua o processo para atender à demanda geral dos municípios.