A obra é aguardada desde 2020 pela população do bairro, mas sofreu atrasos porque a primeira empresa contratada para executar o serviço desistiu do contrato
Ato de inauguração da Unidade Básica de Saúde Juca Inácio, do bairro Santa Maria, nessa terça-feira (Foto/Jairo Chagas)
Financiada, em parte, com recursos do acordo para indenização pelo rompimento da barragem em Brumadinho, a nova sede da Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Maria foi inaugurada na terça-feira (17). A obra é aguardada desde 2020 pela população do bairro, mas sofreu atrasos porque a primeira empresa contratada para executar o serviço desistiu do contrato.
Presente à inauguração da unidade, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) aproveitou o evento para reforçar o compromisso em destravar e concluir obras que estavam paradas na cidade. “Contem com nosso respeito com o dinheiro público e com nosso trabalho para entregar tudo que o povo merece”, declarou.
A construção da unidade fazia parte do pacote de obras do plano Uberaba 200 anos, lançado pelo ex-prefeito Paulo Piau (MDB). A obra começou em novembro de 2019 e o prazo inicial de execução era de nove meses. No entanto, a Construtora Carlos Achcar, que venceu a primeira licitação, alegou que não tinha condições comerciais para finalizar o trabalho e o serviço foi paralisado em 2020. Cerca de 70% do cronograma da obra tinha sido executado na época.
Devido à mudança no governo municipal, o projeto ficou parado até que uma nova licitação foi aberta no ano passado. A Quatro Construções foi a empresa vencedora da concorrência para assumir a obra e finalizar a unidade básica de saúde do bairro Santa Maria.
O posto recém-inaugurado funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e deverá atender, em média, 12 mil pessoas por mês.
O prédio da unidade no Santa Maria conta com três consultórios odontológicos, dois ginecológicos e quatro clínicos, bem como salas de reuniões, vacinação, nebulização, cuidados básicos e medicamentos, entre outros.
A nova unidade está apta a abrigar, no mínimo, três Equipes de Atenção Básica, com número de profissionais compatível. No local, haverá atendimento médico em pediatria e ginecologia, além de profissionais de odontologia e enfermagem.
Ao todo, o investimento para finalizar a construção da unidade básica no Santa Maria foi de R$457.410,84. Desse total, R$326,6 mil foram oriundos da verba estadual liberada a Uberaba por causa do acordo de Brumadinho. Também foi utilizado o saldo de restante de emendas parlamentares destinadas pelos deputados Aelton Freitas e Adelmo Carneiro Leão para a obra em 2019.