GÁS PARA EMPREGAR

Governo negocia redução de preço do gás natural em viagem à Bolívia

Publicado em 09/07/2024 às 14:32Atualizado em 10/07/2024 às 07:18
Compartilhar
A estratégia para alcançar a redução do preço envolve a compra direta do gás boliviano pela indústria brasileira, um processo que anteriormente era intermediado pela Petrobras (Foto/Reprodução)

A estratégia para alcançar a redução do preço envolve a compra direta do gás boliviano pela indústria brasileira, um processo que anteriormente era intermediado pela Petrobras (Foto/Reprodução)

Nesta segunda-feira (8), o governo brasileiro deu um passo importante na negociação com a Bolívia para reduzir em até 40% o preço de importação do gás natural destinado à indústria nacional. A negociação aconteceu durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país vizinho. A comitiva brasileira contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que participou de uma reunião decisiva para discutir a compra de gás por agentes privados.

“Nós tivemos uma reunião histórica, fizemos o link entre a indústria nacional e a YBFP, que é a indústria de gás da Bolívia, a fim de que a gente possa eliminar a intermediação, diminuir o preço do gás e, consequentemente, aumentar a competitividade da indústria nacional”, afirmou Silveira.

A estratégia para alcançar a redução do preço envolve a compra direta do gás boliviano pela indústria brasileira, um processo que anteriormente era intermediado pela Petrobras. A expectativa do governo é que essa mudança possa resultar em uma diminuição de 40% no valor atual do insumo.

A partir de outubro, a indústria brasileira terá acesso a cerca de 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Deste total, 4 milhões de metros cúbicos serão extraídos na Bolívia, enquanto os outros 2 milhões poderão ser importados da Argentina, utilizando a Bolívia como rota de transporte.

Silveira destacou que esta medida faz parte do Programa Gás para Empregar, que visa criar condições para a reindustrialização do país por meio do aumento da oferta de gás natural. A comitiva brasileira incluiu representantes de grandes consumidores, além de setores da indústria química, vidros, cerâmica e a Fiesp.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por