TURISMO

Governo deve prorrogar até 2025 isenção de visto para turistas americanos

Exigência seria retomada no dia 10 de abril, mas governo quis evitar derrota sobre o tema na Câmara

O Tempo
Publicado em 28/03/2024 às 08:54
Compartilhar

O governo Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a adiar para 10 de abril de 2025 o início da vigência do decreto que retomaria a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão que queiram visitar o Brasil. A cobrança voltaria a ser feita já no próximo 10 de abril.

A promessa foi feita pelo vice-líder do governo na Câmara, o deputado Alencar Santana (PT-SP), na sessão desta terça-feira (27). Os parlamentares votariam um projeto para derrubar o decreto do governo, mas após o acordo com os governistas, o item foi retirado de pauta. Caso o Planalto não cumpra, o texto será novamente pautado no dia 9 de abril.

A isenção de visto brasileiro para americanos, australianos, canadenses e japoneses começou a vigorar em 2019, no governo Jair Bolsonaro, com o objetivo de aumentar o fluxo dos turistas destes países para o Brasil. Defensores da medida argumentam que devido a pandemia da covid-19, que afetou o setor durante mais de dois anos, ainda não foi possível saber se a liberação foi benéfica para o turismo no país.

Já os críticos afirmam que a concessão de vistos atende ao princípio da reciprocidade nas relações internacionais, e que o ideal seria dispensar a exigência apenas se esses países fizessem o mesmo para turistas brasileiros, o que não aconteceu.

Aplicativo para turistas

Em janeiro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a criação de um aplicativo para que americanos, canadenses e australianos possam tirar de forma eletrônica o visto para viajarem ao Brasil. A medida seria uma forma de amenizar a volta da cobrança do visto.

Segundo o ministro, o aplicativo antes do dia 10 de janeiro, data em que o visto voltaria a ser cobrado, mas a ferramenta apresentou problemas de estabilidade. Por isso, o governo decidiu adiar para 10 de abril a retomada da cobrança e o lançamento do aplicativo. Com o novo adiamento, o lançamento da ferramenta também deve esperar.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por