BOA MEDIDA

Consulta do IMA colhe propostas para rever legislação de registro de queijarias

Gisele Barcelos
Publicado em 10/01/2025 às 22:00
Compartilhar

Com processo em andamento para a revisão da legislação que trata do registro de queijarias artesanais em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) abriu consulta pública para coletar sugestões sobre o documento que estabelece os requisitos para a produção e comercialização de queijos artesanais no estado.

Os interessados podem encaminhar contribuições e dúvidas até domingo (12). A minuta da legislação e o formulário estão disponíveis no site do IMA.

A proposta do Instituto é simplificar o acesso à informação para toda a cadeia produtiva, além de revogar duas normas obsoletas – as Portarias do IMA nº 517, de 14/6/2002, e nº 523, de 3/7/2002.

A minuta da nova portaria também prevê que o leite deve ser armazenado e manipulado em instalações específicas, com equipamentos devidamente higienizados para evitar contaminações. Além disso, no controle da qualidade da água, incluem-se tratamentos cientificamente validados, como cloração ou métodos alternativos comprovados. O IMA também solicita análises laboratoriais periódicas dos produtos registrados para identificar contaminantes.

O documento ainda estabelece que as queijarias devem manter ambientes adequados à produção, com ventilação, iluminação e barreiras sanitárias que atendam aos padrões higiênico-sanitários estabelecidos. O transporte dos queijos também segue normas rigorosas, exigindo o uso de caixas isotérmicas ou veículos com carroceria refrigerada, assegurando que não ocorra deformação ou contaminação dos produtos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por