Nos últimos dois dias, o grupo composto por pais e servidores passou por curso para estar preparado para atuar na função (Foto/Jairo Chagas)
Foi concluída ontem a capacitação dos 150 integrantes da comissão criada para fiscalizar o fornecimento de merenda escolar na rede municipal. Nos últimos dois dias, o grupo composto por pais e servidores passou por curso para estar preparado para atuar de forma ativa no monitoramento da alimentação servida nas unidades da Prefeitura.
O curso foi elaborado pela Seção de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Uberaba para dar condições aos pais e servidores da comissão para participarem efetivamente da fiscalização da merenda. No entanto, apesar do encerramento da capacitação ontem, ainda não há ação sistemática nas escolas programada pelos integrantes do comitê.
Atualmente, a equipe da Seção de Alimentação Escolar da Prefeitura segue fiscalizando as unidades de ensino com visitas rotineiras para verificar o serviço prestado pela empresa contratada temporariamente para fornecer a merenda aos alunos da rede municipal no primeiro semestre deste ano.
A criação de comissão foi formalizada no fim de fevereiro, às vésperas da volta às aulas, já com a nomeação de 150 membros, distribuídos entre as escolas, para acompanharem de perto o serviço prestado em cada unidade. O grupo é formado por 75 pais de alunos e 75 servidores, incluindo professores e pessoal do administrativo das escolas. A participação é de caráter voluntário e sem remuneração.
O comitê é responsável por acompanhar a quantidade e a qualidade dos alimentos servidos no dia a dia das escolas, bem como observar as condições de preparo das refeições e o cumprimento do cardápio definido pela Secretaria de Educação. Em caso de irregularidades, a comissão vai comunicar ao gestor da unidade, para as providências necessárias.