POLÍTICA

Comissão de Ética prepara representação contra exaltados

O vereador José Severino Rosa (PT) disse que, diante dos bate-bocas em plenário poderá representar contra os vereadores mais exaltados

Renata Gomide
Publicado em 18/02/2011 às 23:11Atualizado em 20/12/2022 às 01:37
Compartilhar

O vereador José Severino Rosa (PT) disse ontem que, diante dos bate-bocas protagonizados em plenário, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Uberaba, da qual é relator, poderá representar contra os mais exaltados. Ele revela que já havia um entendimento entre os integrantes da Comissão – Afrânio Lara (PP), presidente, Almir Silva (PR), vogal, e Marcelo Borjão (PMDB), suplente – de fazer uma reunião conjunta, e um dos temas que deverá ser deliberado é justamente o que envolve os atritos entre os vereadores.

Para José Severino, na condição de representantes do povo, “pagos pelo povo”, é preciso pensar antes de falar e não agir simplesmente para fazer média ou captar votos. O petista pregou o equilíbrio entre os colegas, que, por duas vezes na semana e em dias distintos, se exaltaram uns com os outros – um deles também integrante da Comissão de Ética. Marcelo Borjão ouviu de Lourival dos Santos (PCdoB) que faz proselitismo e fala grosso e devolveu na mesma moeda, afirmando que o comunista fala mole e sem firmeza nenhuma.

Já o presidente Luiz Dutra (PDT) foi chamado de sujeitinho desqualificado e ignorante pelo colega Tony Carlos (PMDB), porque teve o seu microfone cortado. Sem fazer qualquer referência ao entrevero entre os dois, o pedetista abriu a reunião plenária de ontem lendo um texto em que pregou ser inconcebível – nos debates em plenário – ultrapassar a linha divisória do respeito, da ética, da moral e da educação.

Questionado pelo Jornal da Manhã se o peemedebista lhe faltou com o respeito, Dutra minimizou, afirmando que “foi uma maneira de se expressar”, no entanto, ele não deixou por menos ao afirmar: “Não me nivelo a esse tipo de coisa, mas compreendo atos e atitudes diferentes do que penso”. O pedetista também comentou que às vezes problemas de fora podem levar ao calor da discussão, porém não acredita que a situação vá se repetir, que foi um caso isolado.

E mais: assegurou que cabe à presidência conduzir os trabalhos com serenidade, não deixando que esse tipo de comportamento se alastre.

“Com o nível de intelectualidade e de representação dos nobres pares, creio que todos saberão fazer uma reflexão e entender onde erraram e onde acertaram, para em conjunto aprimorar o trabalho do dia-a-dia”, ressaltou Dutra, acrescentando que quer qualidade e respeito entre os vereadores e para com a comunidade. 

Silêncio. Tony Carlos preferiu não comentar o teor do texto lido pelo presidente em plenário e disse que não queria polemizar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por