POLÍTICA

Com promessa ainda não cumprida, mais UBSs noturnas ficam para 2023

Unidades com funcionamento até as 22h foram promessa de campanha da atual prefeita Elisa e após dois anos de governo somente mais duas são programadas para o próximo ano

Gisele Barcelos
Publicado em 17/12/2022 às 17:35Atualizado em 26/12/2022 às 22:56
Compartilhar

Na campanha eleitoral, a prefeita Elisa tinha como uma das propostas a ampliação do número de Unidades de Saúde atendendo até as 22h (Foto/Aquivo)

Aguardada desde 2021, a promessa de ampliação do atendimento noturno em unidades básicas de saúde deve avançar no próximo ano. Ainda assim, não há previsão para atingir toda a rede. Por enquanto, a Secretaria Municipal de Saúde estuda a possibilidade de estender para mais dois postinhos o expediente até as 22 horas.

O funcionamento noturno das unidades básicas foi um projeto lançado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB). Embora aumentar o número de postos de saúde com experiente até 22h tenha sido uma das promessas de campanha da sucessora Elisa Araújo (Solidariedade), a medida não se concretizou até o momento. Uberaba segue com seis unidades com horário de atendimento estendido e a ampliação em todas ocorreu no governo passado.

Em entrevista à Rádio JM na última semana, a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde (SMS), Aline Tristão, manifestou que há interesse da pasta em ampliar o expediente em mais unidades básicas, porém a decisão demanda um planejamento para assegurar que haverá efetivamente profissionais para atender a população. “A gente está fazendo toda essa discussão primeiro e vendo a questão de recursos humanos. Não adianta abrir o serviço e começar a ter falhas assistenciais, com falta de médicos e dentistas, por exemplo. É esse planejamento de recursos humanos que a gente precisa reorganizar para o próximo ano”, salientou.

De acordo com a diretora, a administração está trabalhando a possibilidade de estender o atendimento noturno para mais duas unidades básicas em 2023. No entanto, ela reforçou que a consolidação esbarra em obstáculos como a grande rotatividade de profissionais de Saúde na rede. “Temos feito essas discussões técnicas internamente [sobre recursos humanos] porque não é só abrir. A gente tem que garantir o funcionamento até 22h, com todo seu efetivo em exercício”, disse.

A diretora de Atenção em Saúde não especificou data para a eventual ampliação do expediente, porém adiantou que a proposta para 2023 seria começar o atendimento noturno em unidades básicas na região dos bairros Morumbi, Beija-Flor e Alfredo Freire. “São áreas que a gente teve um crescente populacional muito grande”, justificou.

Além da rotatividade de profissionais e dificuldade de preencher o quadro de pessoal, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, também argumentou que a questão de segurança e o risco de ataques à equipe são outros fatores que demandam cautela para expandir o atendimento até 22h nas unidades básicas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por