MUDANÇAS NO FORMATO

Cohagra espera concretizar projeto de casas pré-moldadas em 2025, em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 21/12/2024 às 17:20Atualizado em 07/01/2025 às 15:52
Compartilhar
Presidente da Cohagra, Gledston Moreli, e equipe realizaram visitas para conhecerem a tecnologia de construção de casas pré-moldadas (Foto/Divulgação)

Presidente da Cohagra, Gledston Moreli, e equipe realizaram visitas para conhecerem a tecnologia de construção de casas pré-moldadas (Foto/Divulgação)

Anunciado desde 2023, o projeto de construção de casas pré-moldadas só deve ser concretizado no próximo ano. O atual presidente da Cohagra (Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande), Gledston Moreli, afirmou que, ao longo dos últimos meses, foi concluída a estrutura de recepção da fábrica onde serão produzidas as unidades, e, também, definido o modelo para a contratação da empresa responsável pela tecnologia.

Assegurando que as articulações para consolidar o projeto seguem em andamento, Moreli argumentou que foram necessárias mudanças no formato de contratação idealizado originalmente. Ele lembra que a proposta inicial seria fazê-lo no modelo de dispensa de licitação, mas não seria o mais adequado por causa do ano eleitoral.

Além disso, o presidente da Cohagra ponderou que foi constatada a existência de mais de uma empresa no mercado que atua no setor. Desta forma, o município optou por realizar uma chamada pública para que todas tivessem a oportunidade de participar. Agora, os preparativos estão em andamento para a abertura do processo no ano que vem. “Achamos mais seguro. Como havia mais de uma empresa, deixamos de fazer a dispensa e vamos abrir a concorrência no início do próximo ano. Assim, fica mais transparente”, disse.

Em paralelo, Gledston ressaltou que visitas foram realizadas este mês para conhecer as três empresas que fornecem a tecnologia para construção das fábricas pré-moldadas. Segundo ele, as três estão aptas para participarem do processo. “Todas possuem metodologias que atendem às nossas expectativas, qualquer que seja a ganhadora. Não queríamos correr o risco de abrir o processo, não dar certo e ter que fazer tudo de novo”, acrescentou.

Junto com a equipe da Cohagra, Moreli esteve nas cidades de Araçatuba (SP) e São José do Rio Preto (SP) para visitar empresas que fabricam casas pré-moldadas, buscando informações mais detalhadas sobre as metodologias de construção. Atualmente, mais de duas mil casas estão sendo produzidas naqueles municípios utilizando esse modelo construtivo.

As empresas visitadas nas cidades paulistas utilizam a mesma tendência construtiva, embora cada uma delas possua metodologia própria. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por