POLÍTICA

Câmara empossa Cardoso e vota projetos amanhã

Reunião plenária desta segunda-feira, na Câmara de Uberaba, será destinada à apreciação e votação de projetos. Antes, porém, está prevista a cerimônia de posse de José Antônio

Renata Gomide
Publicado em 13/02/2011 às 17:52Atualizado em 20/12/2022 às 01:42
Compartilhar

A reunião plenária desta segunda-feira, na Câmara de Uberaba, será destinada à apreciação e votação de projetos. Antes, porém, está prevista a cerimônia de posse de José Antônio Fernandes Cardoso (PSB), na cadeira de seu correligionário Antônio dos Reis Gonçalves, o Lerin, hoje deputado estadual. A vaga ficou ocupada de segunda(7) até quinta(10), por Francisco de Assis Barbosa, o Chiquinho da Zoonoses (PR) – primeiro suplente da coligação formada nas eleições de 2008 pelo PR, PDT, PSB e PSC –, mas uma liminar, expedida pelo juiz da 5ª Vara Cível, Timóteo Yagura, determinou que o posto é do pessebista.

A decisão do magistrado vai de encontro às liminares que estão sendo expedidas pelo Supremo Tribunal Federal e mesmo pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, de que essas vagas pertencem aos partidos e não às coligações. Na prática, o Judiciário está dizendo que as coligações têm um prazo de validade, que termina com o encerramento do pleito. A Câmara já anunciou que vai recorrer, quanto ao PR, a última sinalização da legenda foi no sentido de esperar a posse para então se posicionar.

Cardoso assumirá e logo em seguida tem início à apreciação dos projetos. Dentre os que estão em pauta, três são de autoria do Executivo, entre os quais, o PL 05/2011, que autoriza a concessão de direito real de uso de área para a Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra). A única matéria de autoria do Legislativo e que será apreciada na sessão, foi apresentada pelo vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB) e institui a Campanha Permanente de Orientação e Prevenção à Meningite na cidade.

O peemedebista apresentou a proposição no ano passado, mas como havia um entendimento de que seria considerada inconstitucional, por vício de iniciativa (neste caso, a atribuição seria do Executivo), optou por retirá-la da pauta, não sem antes firmar um compromisso junto à Prefeitura, de se fazer esta campanha. Contudo, nada foi feito. Diante os recentes casos da doença no município, levados ao conhecimento público, inclusive através do Jornal da Manhã, Borjão optou por reapresentar a matéria (PL 173/10).

Segundo os termos do projeto, as campanhas serão destinadas, especialmente, aos estudantes, professores e demais funcionários da rede pública municipal de ensino, incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por