POLÍTICA

Aposentados da Prefeitura voltam a ter pagamentos atrasados

Problema tem sido recorrente nos últimos meses, gerando reclamações nas redes sociais; atraso atinge um grupo de 1.500 aposentados

Gisele Barcelos
Publicado em 09/12/2017 às 21:52Atualizado em 16/12/2022 às 08:24
Compartilhar

Servidores municipais aposentados denunciam novamente atraso no pagamento de benefícios. O problema tem sido recorrente nos últimos meses, gerando reclamações nas redes sociais. O atraso atinge um grupo de 1.500 aposentados, pagos diretamente pela Prefeitura.

A Prefeitura assumiu o pagamento dessas aposentadorias em função de um novo plano de custeio do Ipserv, aprovado em 2009. O plano diminuiu de 16% para 11% a alíquota para cálculo do repasse da cota patronal. Em contrapartida, a PMU absorveu o pagamento de 100% das aposentadorias dos servidores admitidos até 31 de dezembro de 1995.

Em nota, o superintendente administrativo e financeiro do Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais), João Batista Júnior, posicionou que não houve condições de liberar o pagamento devido a atrasos em repasses do Estado para a Prefeitura. No texto, ele manifesta que foi realizado um escalonamento e ontem já foram liberados os benefícios para 1.100 aposentados que recebem até R$2.500, em valores líquidos.

Já os demais 451 aposentados que recebem acima de R$2.500 ainda aguardam o depósito. O superintendente declarou que a previsão é o pagamento até segunda-feira (11), mas o cronograma depende da confirmação do repasse estadual. Quanto aos aposentados que recebem normalmente pelo Ipserv, o superintendente afirmou que o depósito foi realizado em dia e os recursos já estavam disponíveis em conta no dia 1º de dezembro para o grupo de 350 pessoas.

Servidores da administração indireta também não tiveram salários em dia. Atraso no repasse do ICMS também deixou servidores da administração indireta sem receber salários. O pagamento estava previsto inicialmente para ser liberado ontem, mas o dinheiro só deve estar na conta a partir de hoje. De acordo com informações da Secretaria de Finanças ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), o problema ocorreu pelo atraso nos repasses de verbas estaduais e federais. A pasta informou ao presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, que o dinheiro seria liberado ontem às fundações para que procedam aos depósitos dos salários, que deverão estar disponíveis no dia seguinte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por