Utilização de testes de Covid-19 na rede municipal de saúde aumentou entre o fim do ano passado e o começo de 2025, mas relatório ainda aponta risco de perda do insumo, porque parte do estoque tem data de validade somente até meados deste mês.
Em levantamento divulgado nas redes sociais, o ativista Jurandir Ferreira informou que a Secretaria de Saúde tinha 4.000 testes de Covid-19 com validade até janeiro deste ano. No período de outubro até o início de dezembro, a estimativa era de que 45,8 testes estavam sendo aplicados por semana. O número chegou a 105 testes entre o fim de dezembro e o começo deste mês.
Mesmo assim, o relatório ressaltou que o estoque atual ainda tem 3.832 testes com data de validade vencendo em meados deste mês e os insumos podem ser encaminhados para descarte se não forem utilizados dentro do prazo.
Anteriormente, a Secretaria de Saúde posicionou que o número menor de testes realizados no trimestre passado ocorreu devido à baixa demanda da população, mas a perspectiva era o crescimento na procura por testes em dezembro e janeiro, devido às festividades de final de ano e viagens.
Desta forma, a pasta manifestou que a previsão era que todos os testes com vencimento próximo fossem utilizados em dezembro e janeiro, sem perdas. Ainda conforme a secretaria, os insumos com validade até 31 de janeiro já tinham sido distribuídos às unidades básicas de saúde e estavam em uso para atender à demanda.
Além dos testes de Covid-19 com validade até agora em janeiro, a Secretaria de Saúde tem 26 mil exames em estoque que vencem até dezembro deste ano para serem utilizados.