SEM EFEITO

Adoção do E-SUS não altera o baixo resultado do Previne Brasil em 2023

Gisele Barcelos
Publicado em 07/02/2024 às 21:45Atualizado em 08/02/2024 às 07:25
Compartilhar
 (Foto/Ilustrativa)

(Foto/Ilustrativa)

Após implantação do sistema E-SUS em maio do ano passado, Uberaba registrou apenas leve melhora em quatro indicadores do programa Previne Brasil e apresentou queda no desempenho de dois critérios no comparativo entre o segundo e último quadrimestre de 2023.

O Previne Brasil é um programa federal que avalia, a cada quatro meses, serviços desenvolvidos pelas unidades de saúde da Atenção Básica para fazer o repasse do incentivo financeiro aos municípios. O programa monitora sete indicadores de saúde: as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Apesar de discreto, o índice de gestantes com atendimento odontológico realizado teve o maior crescimento. No segundo quadrimestre de 2023, Uberaba registrou 37% de cobertura. Já nos últimos quatro meses do ano, o percentual subiu para 42%. Apesar disso, não foi alcançada a meta de 60% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

No caso de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, o município tinha alcançado o índice de 45% no segundo quadrimestre de 2023. O desempenho subiu para 48% no período de setembro a dezembro. Mesmo assim, o percentual ainda é abaixo da meta de 60% estabelecida pelo Ministério.

Também houve leve melhora quanto aos índices referentes à cobertura de exames citopatológicos e consultas de pré-natal. O indicador de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas aumentou de 25% para 28% no intervalo analisado. Já a proporção de mulheres com coleta de citopatológico subiu de 16% para 18% no período observado. Entretanto, as metas previstas pelo Ministério da Saúde seriam de 45% e 40%, respectivamente.

Por outro lado, é observada queda na proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na Atenção Primária contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada. Uberaba apresentava índice de 59% no segundo quadrimestre de 2023. O resultado caiu para 54%, de setembro a dezembro. A meta federal é um percentual de 95%.

Também houve retração no desempenho quanto ao acompanhamento para pessoas com diabetes. O índice de consultas com coleta de hemoglobina glicada foi de 18% para 16% no período. Já o atendimento para aferição de pressão de pacientes hipertensos não teve alteração e se manteve em 22%. Não foi alcançada a meta em nenhum dos critérios, que é um índice de 50%. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por