(Foto/Divulgação)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quinta-feira, 17 de abril, a Operação Semana Santa e Tiradentes 2025, que seguirá até as 23h59 da próxima segunda-feira, 21 de abril. A ação, que será realizada em todas as regiões do estado de Minas Gerais, tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes nas estradas federais durante o feriado prolongado e reforçar a segurança viária com resposta rápida e eficaz em pontos estratégicos.
A operação contará com mais de 800 policiais da PRF em Minas, além de agentes vindos de outros estados, ampliando o poder de atuação nas rodovias. Um helicóptero em configuração aeromédica também será utilizado para suporte em ocorrências e resgates, garantindo mais agilidade no atendimento às emergências. Os esforços estarão concentrados principalmente em infrações que geram risco à segurança, como dirigir sob influência de álcool, excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, uso indevido do acostamento e o uso do celular ao volante.
Para garantir a fluidez do tráfego nas estradas de pista simples, a PRF impôs restrições ao tráfego de veículos de carga de grande porte em dias e horários específicos. Fica proibida a circulação de veículos ou combinações com dimensões acima de 2,6 metros de largura, 4,4 metros de altura, 19,8 metros de comprimento e 57 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). As restrições de tráfego serão aplicadas na quinta-feira, 17 de abril, das 16h às 22h; na sexta-feira, 18 de abril, das 6h às 12h; e na segunda-feira, 21 de abril, das 16h às 22h.
Motoristas que desrespeitarem essas normas estarão sujeitos a multa no valor de R$ 130,16, receberão quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e terão o veículo retido até o fim do período de restrição.