Ontem, na Sedest (Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte), aconteceu encontro para preparação dos últimos detalhes do Movimento Maio Amarelo, que será lançado em Uberaba no dia 10 do mês que vem na praça Jorge Frange.
Segundo informações do 67º BPM (Batalhão de Polícia Militar), estiveram presentes na reunião representantes da PM (Polícia Militar), CB (Corpo de Bombeiros), PC (Polícia Civil), GM (Guarda Municipal), Tiro de Guerra, Defesa Civil, Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública), Secretaria Regional da Educação e da Saúde, Associação do Bairro São Benedito, entre outras entidades e empresas.
O objetivo do Maio Amarelo, que é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, é chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. A intenção do Movimento, segundo informações do site www.maioamarelo.com/o-movimento, é também colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão de trânsito exige nas mais diferentes esferas.
A Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.