Jacaré foi avistado no Piscinão de Uberaba (Foto/Reprodução redes sociais)
Na tarde de terça-feira (3), um jacaré foi avistado no Parque das Acácias (Piscinão), em Uberaba, por uma equipe que trabalhava na instalação da decoração natalina. A Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e o Departamento de Iluminação Pública acionaram o Corpo de Bombeiros para que o animal fosse capturado e devolvido à natureza sem oferecer riscos à população.
O Corpo de Bombeiros realizou vistoria no lago e irá instalar, na noite desta quarta-feira (4) uma armadilha para capturar o animal de forma segura, preservando a integridade do jacaré. A armadilha será instalada no período noturno para evitar qualquer tipo de acidente com os frequentadores do local. A estratégia, segundo informado pelo Corpo de Bombeiros, já foi usada com sucesso em outro caso de captura de jacaré em uma lagoa na zona rural, mas o contexto do Piscinão apresenta novos desafios.
Segundo os bombeiros militares, o local possui uma abundância de alimentos naturais, como peixes e aves, o que pode dificultar o interesse do jacaré pelas iscas utilizadas na armadilha. A complexidade da operação exige paciência e planejamento cuidadoso para garantir que o animal seja removido sem riscos à população e devolvido ao seu habitat natural.
O Corpo de Bombeiros informou também que, segundo informações, trata-se de um animal de pequeno porte, provavelmente filhote. “É um animal arisco que sempre vai fugir do ser humano, mas nem por isso deve ser tocado nem molestado. Não jogar objetos nem tentar se aproximar do animal, e em caso de avistamento, avisar os vigias do parque”, orienta.