VOLUNTÁRIOS

Guarda relata trabalho em Novo Hamburgo, atingida por fortes chuvas

Publicado em 14/05/2024 às 19:07
Compartilhar

Em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, desde o dia 10, a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), que se voluntariou para somar aos esforços de resgate e apoio à população afetada pela tragédia no Estado, iniciou os trabalhos no mesmo dia e segue em atividade no Município.

Recepcionados pela prefeita Fátima Daudt, pelo secretário de Segurança Roberto Jungthon e pelo comando da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, os guardas de Uberaba foram ambientados e apresentados à primeira referência logística da cidade, onde as doações estão sendo recebidas, e ao maior abrigo temporário do município. 

Segundo o GCM Petrônio Crisóstomo da Silva, coordenador da operação, são aproximadamente 2.800 abrigados no Centro de Eventos Fenac. As principais atividades da GCM Uberaba têm sido de policiamento e mediação de conflito nos abrigos. A Guarda também auxiliou na captura e condução de dois homens que praticavam crimes nas áreas dos abrigos.

“Desde o primeiro momento, já exercemos a presença no local e fomos, inclusive, abordados e agradecidos por vários voluntários, que afirmaram se sentirem mais seguros. A gente consegue notar que a nossa presença tem sido capaz de trazer um pouquinho mais de tranquilidade, porque a situação toda já é calamitosa, já traz muitos problemas, vulnerabilidade e insegurança e a gente consegue ajudar nisso”, relata Crisóstomo.

São mais de 20 abrigos temporários na cidade. Crisóstomo conta que as crianças de Novo Hamburgo e as pessoas em geral sempre se aproximam, seja para compartilharem a experiência, agradecer a presença ou fazer perguntas. 

Ele conta ainda que a Guarda Civil Municipal de Uberaba têm auxiliado na escolta das doações, para garantir a destinação correta de cada uma das cargas, e em algumas evacuações de emergência relacionadas a novos alagamentos e desmoronamentos. “Algumas pessoas que estavam voltando para suas casas, estavam limpando e retornando, receberam um alerta de evacuação de novo, pois as maiores chuvas passaram, mas agora foram três dias seguidos de chuva, então seguimos atuando em coordenação com a Guarda Municipal daqui para evacuar as pessoas de uma forma eficaz e segura”, pontua.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por