A informação foi detalhada pelo comandante da GCM, Marcelo Santos, durante entrevista no programa O Pingo do Jota (Foto/Divulgação)
O maior volume de chamados da Guarda Civil Municipal está sendo para casos de furtos. A informação foi detalhada pelo comandante da GCM, Marcelo Santos, durante entrevista no programa O Pingo do Jota, quando lembrou também que a forma de atuar da instituição não é diretamente na repressão.
“Os crimes que mais combatemos é o furto. Furto nos terminais, furtos aos transeuntes, furto as pessoas que usam os terminais, furto de veículos e nesses locais eles veem uma viatura da guarda e já aciona de imediato. Mas é o furto, furto de fiação em estabelecimentos comerciais, furtos em locais públicos como escolas, unidades de saúde. Então o que mais atendemos é o furto mesmo”, lembra.
Santos lembra que muitas vezes apenas o fato de os agentes estarem presentes em um local já diminui a possibilidade do crime.
“Nós trabalhamos em várias frentes né, mas a nossa natureza principal é o preventivo. O policiamento preventivo, que é aquele onde o guarda está posicionado, em um campo de observação, onde o cidadão se sinta seguro. Então só de estarmos posicionados prevenimos um crime que poderia ocorrer”, estima.
Por fim, Santos lembrou que a GCM estará auxiliando a Polícia Militar na operação de fim de ano nas ruas de Uberaba.