OPERAÇÃO LUDIBRIO

Armas apreendidas em operação seriam emprestadas ou alugadas a criminosos

Carlos Paiva
Publicado em 03/06/2023 às 19:42
Compartilhar
Um arsenal foi apreendido durante a terceira fase da operação “Ludibrio”, deflagrada em Uberaba e Uberlândia na sexta-feira (Foto/Divulgação)

Um arsenal foi apreendido durante a terceira fase da operação “Ludibrio”, deflagrada em Uberaba e Uberlândia na sexta-feira (Foto/Divulgação)

Policiais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Uberaba, coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil e Militar de Minas Gerais, apreenderam grande quantidade de armas e munições durante a terceira fase da operação “Ludibrio”, deflagrada em Uberaba e Uberlândia, na sexta-feira (2). Suspeita-se que as armas apreendidas estavam sendo “emprestadas ou alugadas” para criminosos cometerem crimes em Uberaba e região. Ninguém foi preso.

Conforme o delegado-chefe da Polícia Federal em Uberaba, Mário Veloso, o objetivo da operação é combater a ação de despachantes que auxiliaram criminosos de Uberaba a fraudar documentos para adquirir dezenas de armas de fogo.

Ainda de acordo com a autoridade policial federal, as investigações ainda comprovaram que os despachantes, que eram Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), também adquiriram suas armas de fogo e munições de forma fraudulenta.

Durante as investigações, os agentes da Ficco conseguiram chegar até alguns nomes e a autoridade policial federal representou junto ao Juízo da 1ª Vara Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Uberlândia sete mandados de busca e apreensão para os endereços ligados aos despachantes, sendo quatro em Uberlândia e três em Uberaba. O pedido foi deferido de imediato pelo Poder Judiciário.

Em posse das ordens judiciais, agentes da Polícia Federal, policiais civis e militares estiveram nos imóveis dos investigados em Uberaba e, durante buscas, encontraram espingardas, revólveres, pistolas, rifles, submetralhadoras, munições de diversos calibres, além de lunetas e materiais relacionados às armas de fogo, algumas delas de grosso calibre.

A primeira fase da operação “Ludibrio” foi deflagrada em 14 de julho de 2022, onde as equipes, após investigações e identificação de suspeitos, cumpriram mandados de busca e apreensão e foram apreendidas sete armas de fogo de grosso calibre, que tinham sido adquiridas por um suspeito com passagens por tráfico de drogas, roubos e homicídio.

A segunda fase foi realizada no dia 12 de março passado, também em Uberaba, sendo que os integrantes da Ficco apreenderam mais sete armas de fogo, que haviam sido compradas por duas pessoas com antecedentes por homicídio, tráfico de drogas e receptação.

Ainda de acordo com o delegado PF chefe em Uberaba, Mário Veloso, os policiais integrantes da Ficco agora vão aprofundar nas investigações, tendo em vista que há suspeita de que essas armas estavam sendo “emprestadas ou alugadas” para criminosos cometerem crimes em Uberaba e região.

As armas de fogo e demais materiais apreendidos na 3ª fase da operação “Ludibrio” serão periciados e todos os investigados serão indiciados e responderão pelos crimes de falsidade ideológica, posse e porte irregular de armas de uso permitido e restrito, estando sujeitos a uma pena de reclusão de até 18 anos e multa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por