Dos comentários que tenho recebido sobre os meus textos, um resolvi trazer a público. Ele destaca algo de Uberaba, que não é notado por quase toda a população uberabense
Dos comentários que tenho recebido sobre os meus textos, um resolvi trazer a público. Ele destaca algo de Uberaba, que não é notado por quase toda a população uberabense. O engenheiro Dirceu Antônio de Ávila, residente em Ibiá/MG, leu a crônica/protest “PLACA DEVOLVIDA” de 07/08/2009 e expressou-se inteiramente de acordo. Viu com bons olhos a volta de uma placa histórica para o interior da Agência Central dos Correios de Uberaba. Tal objeto fora dali removido na restauração recente do prédio.
Até aí tudo bem, não fosse algo super curioso na mensagem. Perguntou-me o colega se eu sabia o significado de uma pequena placa azul esmaltada com a inscrição “ANGLO”, existente na fachada do prédio da nossa Câmara Municipal de Uberaba. Dirceu aqui chegou para estudar quando era criança, no ano de 1958 e só saiu em 1971, já engenheiro civil. Durante esse período perguntou a várias pessoas sem receber a resposta que buscava e ainda busca. O nosso saudoso mestre Álvaro Vasques, grande pesquisador, também ficou lhe devendo a resposta...
O escritor Ziraldo, em recente crônica escrita, revela a existência da mesma plaquinha “ANGLO”, em prédios antigos de Belo Horizonte. Sua incomum perspicácia não foi suficiente para que ele descobrisse o significado das cinco letras: “A-N-G-L-O”. E olha que Ziraldo sabe tudo.
As perguntas de Dirceu foram para mim um desafio.Consultei vários historiadores locais, antigos funcionários públicos, pesquisadores e autoridades da cultura. Ouvi até os simples curiosos. Publiquei neste jornal: você sabe o significado de uma plaquinha assim, assim... colocada na parede da Câmara Municipal de Uberaba, atrás da estátua de Major Eustáquio? Fiquei pasmo com o resultado. Ninguém sabia e alguns para “provocar”, me devolveram a mesma pergunta. E eu, continuo sem saber.
Responda leitor(a): você sabe o que significa a tal plaquinha “ANGLO”? Abrace esse desafio e conheça melhor a história de Uberaba.
(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo