Uma Academia de Letras se faz, principalmente, de publicações. De nada adianta a presença dos acadêmicos e mesmo atividades que os reúnam
Uma Academia de Letras se faz, principalmente, de publicações.
De nada adianta a presença dos acadêmicos e mesmo atividades que os reúnam se suas produções escritas não forem conhecidas pelo público.
Livros, jornais, revistas, tudo isso pode constituir o universo que abrigue poemas, artigos, crônicas, romances e outros gêneros.
CONVERGÊNCIA é a revista da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Caracteriza-se pelo ecletismo, pela diversidade de abordagens, consequência da diversidade de estilos dos acadêmicos. Buscávamos um meio que viabilizasse sua publicação. Até que o vereador Carlos Alberto de Godoy, sabendo de nossa dificuldade, propôs conversar com o presidente da ACIU, Karim Mauad, sobre a possibilidade de se fazer uma parceria entre a ALTM e a ACIU.
Aceita a proposta, vários contatos foram realizados entre as duas instituições, reunindo a Mariângela Castejon, o editor-acadêmico Carlos Cerchi, também representando Alessandro Abdalla, e a presidente da ALTM, resolvendo-se por uma revista dupla: uma delas seria a Convergência, com artigos, crônicas e poemas dos acadêmicos e de outros escritores; a outra seria a Revista do Sistema ACIU, com trabalhos acadêmicos de profissionais da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. Seria um tipo de trabalho inédito, tudo às expensas da ACIU. Novos contatos, envolvendo a Ana Paula de Oliveira e o Diogo Paiva Gomes, gráfica escolhida e contratada e, finalmente, o trabalho concluído.
A nós, da ALTM, fica o profundo agradecimento ao vereador Carlos Alberto de Godoy, à ACIU, na pessoa de seu presidente, o dinâmico Karim Mauad, à Mariângela Castejon, organizadora do material da FCETM – enriquecendo-nos com valiosos trabalhos selecionados -, à Ana Paula de Oliveira e ao Diogo Paiva Gomes, que agilizaram o processo, não apenas do trabalho gráfico, mas também da organização da noite de lançamento do romance Nouvelle, do acadêmico José Humberto Henriques, e das revistas Convergência (ALTM) e Saberes Acadêmicos (FCETM).
O evento de ontem, dia 3, contou com o pronunciamento de representante da ALTM, da FCETM (Mariângela Castejon), do acadêmico José Henriques, do vereador Godoy e do presidente da ACIU, Karim Mauad. Enriqueceram a noite, o músico Sérgio Ramos, com seu dedilhar mágico ao violão e o acadêmico Jorge Alberto Nabut, declamando seus textos poéticos, conseguindo, com exatidão, dar vida e independência às palavras, cada uma delas eivada de sentido denso.
A todos os acadêmicos e aos outros escritores que enriqueceram nossa revista com seus trabalhos, a todos que enriqueceram a noite do tríplice lançamento, ao acadêmico Carlos Alberto Cerchi e ao sócio correspondente, Alessandro Abdalla, a gratidão da ALTM, lembrando sempre: a Academia somos nós. E, para felicidade de todos, novas publicações virão, segundo as palavras de Karim, com essa parceria que, com certeza, já é vitoriosa.
(*) educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro