ARTICULISTAS

Pantanal no fogo

João Eurípedes Sabino
forumarticulistas@hotmail.com
Publicado em 15/10/2020 às 21:00Atualizado em 18/12/2022 às 10:16
Compartilhar

No dia 25/03/2016 partimos em direção ao Pantanal Mato-grossense, integrando a um grupo capitaneado pelo amigo Miguel Faria. Fomos conhecer o querido rincão do meu mestre Alexandre Saad, do amigo Almir Sater, terra adotada por Mário Zan com sua “Chalana”.

O momento de tristeza ora vivido por aquele santuário, que arde no fogo, me obriga retratar aqui parte das belezas que vi por lá.

Num ambiente ameno e cordial / Onde só reinava a harmonia / Com pessoas vacinadas contra o mal / Era aquela a viagem que eu queria. Rebanhos e rebanhos apascentando / Em planícies verdes sequenciadas / Montes ao longe nos circundando /  Nunca vi tantas rezes aglutinadas.

Deus ao criar aquela parte do universo / Por certo caprichou um pouco mais / Ali o homem não é tão perverso / Com obras deslumbrantes sem iguais. Pântanos em cores fortes aparecem / Mudando o tom do verde que predomina / Fenômenos que só ali acontecem / Parecendo fluir de uma única mina. Selvas virgens avançando / Árvores formam túneis na estrada / Eu a tudo isso vislumbrando / Dig cada uma foi por Deus plantada.

No Rio Paraguai adentramos / Beleza e água por todo lado / Selva densa intacta observamos / Ali o que Deus fez é respeitado. Vi onde a onça pintada bebe água / Vi um jacaré se defender com o rabo / Vi o pássaro João Pinto afogando sua mágoa / Vi um cara mansinho que um dia foi brabo. Há quem goste da vida / Mas não delicia o que ela tem / Passa o tempo na luta renhida / E se esquece o que lhe faz bem.

Peixes, peixinhos e peixões / Saem d´água até jacaré / Não são frutos de imaginações / Quem lá pescou sabe o que é. Mais perto as estrelas estavam / Constelações enchiam nossas vistas / Com a escuridão da noite contrastavam / Um espetáculo com bilhões de artistas. Olhar para a natureza / E não contemplar o seu valor / É como olhar e não ver a beleza / Na exuberância de cada flor. Ah... se eu fosse um passarinho / E o meu lugar eu pudesse escolher / No pantanal eu faria o meu ninho / Para nele um dia morrer...

Espero que a Magistral e Sábia Mãe Natureza, vença o fogo e refaça a beleza do nosso Pantanal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por