CUIDADOS COM OS PETS

Onda de calor castiga também animais em situação de rua; saiba como ajudar

Diovana Miziara
Publicado em 16/11/2023 às 07:31Atualizado em 17/11/2023 às 10:44
Compartilhar

Com a chegada das ondas de calor, é importante lembrar que os animais de rua também precisam de atenção especial para garantir seu bem-estar. Nessa época do ano, as altas temperaturas podem ser especialmente prejudiciais para os cachorros e gatos que não têm um lar ou cuidador dedicado. 

 A falta de abrigo e acesso constante a água fresca são problemas comuns enfrentados pelos animais de rua durante o calor intenso. Para ajudar a minimizar esses desafios, é possível tomar algumas medidas simples, mas eficazes. Por isso, a população pode, e deve, ajudar. 

 “Na maior parte das vezes os animais de rua em casos de acidente ou quando dão cria ficam muito expostos ao sol. Estamos pedindo que as protetoras tenham um olhar mais cuidadoso nestes casos e que possam também trocar a água e colocar na sombra para que neste período eles possam, assim como nós, ter um conforto maior”, explicou, a Superintendente de Bem-Estar Animal, Ana Paula Boaventura. 

 As protetoras voluntárias dos animais de rua, gatos e cachorros, têm intensificado os cuidados nesse período de ondas fortes de calor em Uberaba. Vale mencionar que elas são independentes e utilizam recursos próprios para os cuidados e tratamentos dos animais de rua, muitas vezes sem o apoio necessário do poder público.  

 De acordo com Ana Paula, a superintendência animal quer encontrar e contabilizar todas estas protetoras para que seja desenvolvida uma política pública voltada a elas, mas que também possam ser base de apoio do governo local.  

 “Vamos disponibilizar um link na página da Prefeitura para que façam o cadastro. Elas serão também uma base de apoio da Superintendência”, explicou. 

 Em casos de denúncia para animais de rua em situações de vulnerabilidade a superintendência está disponibilizando um contato no Instagram (Bem-Estar Animal).  

Faça sua parte, ajude os animais de rua  

1. Disponibilize água fresca: Coloque recipientes com água limpa e fresca em locais estratégicos, como praças e áreas movimentadas onde os animais costumam circular. Verifique regularmente se a água está limpa e reponha quando necessário. 

 2. Ofereça sombra: Procure criar áreas sombreadas em locais acessíveis aos animais de rua, como debaixo de árvores ou utilizando toldos. Isso ajudará a protegê-los do sol escaldante e proporcionará um local mais fresco para descansar. 

 3. Alimentação adequada: Se possível, forneça alimentos balanceados aos animais de rua durante as ondas de calor. Alimentos úmidos, como patês, podem ajudar na hidratação e fornecer nutrientes essenciais para enfrentar o calor. 

 4. Sensibilize a comunidade: Conscientize os moradores locais sobre a importância de cuidar dos animais de rua durante as ondas de calor. Incentive a doação de água, alimentos e até mesmo a criação de abrigos temporários para protegê-los do sol. 

 5. Contato com organizações de proteção animal: Entre em contato com ONGs, abrigos ou grupos de resgate animal da sua região. Eles podem fornecer orientações e auxílio na proteção dos animais de rua durante as ondas de calor. 

 Lembrando que, além dessas medidas, é fundamental que os animais de rua recebam atenção veterinária adequada. Portanto, se você identificar algum animal em situação de risco ou com sinais de desidratação ou exaustão devido ao calor, entre em contato com um profissional ou órgão responsável para garantir o atendimento necessário.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por