Já deves ter lido ou ouvido um pensamento de Jean-Paul Sartre que diz assim: “O inferno são os outros”. Se tua compreensão for superficial, a afirmação do filósofo francês assusta
Já deves ter lido ou ouvido um pensamento de Jean-Paul Sartre que diz assim: “O inferno são os outros”. Se tua compreensão for superficial, a afirmação do filósofo francês assusta e levanta uma dúvida angustiante: “Mas os outros não são meus irmãos?” A pergunta pode ser feita de maneira diferente: “Os outros, aos que chamo de irmãos, me amam?” A resposta pode decepcionar, mas é real: “Nem todos”. Para muitos, posso ser totalmente indiferente. Há sempre um grupo que se constitui em “demônios” para infernizar tua caminhada. Por vingança, por inveja, por gosto mórbido, por não ter o que fazer, porque não prestam mesmo e, (o que não se entende!), alguns outros destroem simplesmente pelo prazer de destruir. Nutrem por ti uma invencível antipatia. O que perdes com isto? Nada. Começas a perder quando começares a reagir.
Peço agora tua atenção para o que realmente é importante: por que te preocupas com aqueles que não te amam? Por que te sentes ofendido (ou ofendida) quando te agridem com mentiras e te interpretam com olhos maus? Por acaso não estarias introjetando o mal que te desejam?
Se respondes a uma injúria com outra injúria, não estás sendo dominado pelo mal que está dentro do coração de teu agressor? Ele está te manipulando. Pensando bem, por que te perturbas? Será que não percebes que teu ofensor está procurando dominar teu coração, tua mente, tua paz, tua vida?
Lembra-te sempre de que o mal só penetra dentro de ti se o permitires, se fizeres o jogo do outro. Se o mal está dentro deles é porque têm uma índole má. Por que, então, dar atenção ao que fazem e dizem? Há um provérbio árabe que diz assim: “os cães ladram enquanto a caravana passa”. Não permitas que aqueles que não te amam interfiram em tua caminhada. Não permitas que o mal que respiram destrua tua tranquilidade, tua paz, tua vida. Tens que prestar contas a Deus e à tua consciência, a mais ninguém. Ladrar é inofensivo.
Aquele que comenta negativamente tua vida procura, inconsciente, transferir a maldade que existe dentro dele para dentro de ti.
Sê tu mesmo, os outros são os outros. A pessoa interiormente equilibrada não fala mal dos outros, vive em paz e transmite paz. Lembra-te sempre de que “só Deus basta”. Os outros... são os outros.