Em nosso último artigo de 2016 propusemos uma reflexão sobre o ano que terminava...
Em nosso último artigo de 2016 propusemos uma reflexão sobre o ano que terminava. Hoje, a inspiração para o meu tema nasceu de uma entrevista concedida por um psiquiatra a um telejornal local, que me estimulou a aproveitar o espírito de renovação próprio de cada mês de janeiro para apresentar algumas “dicas” de como avançar na vida. Então, vamos nós!
Inicie por avaliar o seu estado atual. Onde você está em relação a cada uma das quatro grandes áreas da sua vida: Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida?
Defina aonde quer chegar ou seu estado desejado. Monte a sua visão de futuro. O que você quer mudar, por que e para quê? Aqui devem estar as suas prioridades atuais. Você quer se casar ou comprar sua bicicleta?
A partir daí, defina suas metas com clareza e objetividade. Nada de objetivos escritos nas estrelas ou nas nuvens. É hora de sonhar, mas com os pés no chão!
Faça um projeto ou plano de ação para alcançá-las. Leve em consideração seus hábitos nocivos ou as crenças limitantes que o impedem de avançar e os troque por outros mais saudáveis e fortalecedores de suas intenções.
Não se esqueça de incluir a existência de desafios que exigem que você saia de sua zona de conforto. Quem fica acomodado e não se desinstala não caminha em direção a nada e pode ser comparado a uma estátua.
Alegre-se a cada pequena vitória, porque, afinal de contas, toda grande caminhada é composta de pequenos passos...
Revise seus projetos, semanal e mensalmente. Quem quer emagrecer, por exemplo, necessita de um esforço diário, porque não conseguirá atingir sua meta se não estiver atento diariamente... Se você emagrecer meio quilo por mês, ao final de um ano terá perdido seis quilos. Pense nisso!
Tenha Força, foco e Fé. Se você se sentir incompetente para avançar sozinho, hoje existe no mercado um tipo de profissional especializado em ajudar as pessoas a definirem e atingirem suas metas. É o chamado coach, que trabalha como um treinador ajudando o seu treinando a descobrir pontos fracos e fortes e a realizar todo o processo acima descrito.
Sou daquelas que acredito que quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho. E, para ser coerente, não te desejo sorte em 2017, mas sim um trabalho consciente de autodesenvolvimento e progresso...