ARTICULISTAS

O que está por trás do Pacto por Uberaba

A reiterada defesa, aqui neste espaço, a favor de um Pacto por Uberaba, tem repercutido. Isso é muito bom.

Horácio Forte
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 17/12/2022 às 03:55
Compartilhar

Há aqueles que o defendem com veemência, outros querem entender melhor como funcionaria na prática. O debate é muito bom. Do latim, pactu, estamos falando do ajuste entre duas ou mais pessoas; de um acordo; um contrato social; a constituição de um compromisso; uma conciliação; uma convergência de idéias e ações práticas alicerçadas na honradez e na defesa do bem-comum.

Não há como administrar sem um senso de urgência e, no setor público, um senso de emergência, que atropela, não dá tempo. Mas as ações preventivas, antecipadas, atenuam essa angústia de muitos administradores, liberando tempo e energia para as inovações, os avanços, rompendo a barreira do "correr atrás". No caso dos municípios, além de dar solução para as demandas acumuladas, é saudável saber que sociedade desejamos para as próximas décadas, o que fazer e por onde começar.

Na linguagem da ainda moderna Administração, há conceitos que no Brasil ficaram parecendo mais com filosofices do que com ferramentas práticas que efetivamente são. Uma delas é a chamada "Visão de Futuro", que significa um grande objetivo, onde se quer chegar efetivamente. Exemplo de Visão para um municípi "possuir a melhor renda per capita real do país". Estabelecido e pactuado isso, é preciso marcar uma data: em cinco anos, dez anos? Depois, passa-se à identificação das barreiras a serem eliminadas, visando esse objetivo, às ações práticas para que efetivamente a "Visão" aconteça.

Teoria? Até que se comece a trabalhar, sim! O trabalho começa com a reunião das informações necessárias. E isso, em qualquer lugar do mundo, não é uma tarefa simples, considerando que todas as informações têm que ser reais, precisas, atuais. Os sistemas de informações automáticos ajudam muito, mas dependem de seres humanos conscientes para alimentá-los de forma correta. Além disso, somente os humanos – pactuados e conscientes de seus deveres – têm a capacidade para analisar tais informações, tomar decisões e efetivar ações.

O espaço de tempo entre o estabelecimento da "Visão" e o seu alcance pode parecer longo demais, demorado, difícil. Uma dica, nesse caso, é priorizar as ações que podem apresentar resultados mais rápidos, como metas concretas rumo ao grande objetivo e divulgação desses resultados para motivar. Já vi isso funcionar muito bem no setor privado e há notícias de muitos municípios no Brasil e no exterior que assim estão fazendo e dando certo. Portanto, mãos à obra Uberaba!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por