O CEMEI Márcio Eurípedes Martins dos Santos desenvolveu um projeto sobre Personalidades de Destaque
O CEMEI Márcio Eurípedes Martins dos Santos desenvolveu um projeto sobre Personalidades de Destaque em Uberaba, em comemoração aos 191 anos da cidade. Fomos homenageados: Mário Palmério, Thiago de Melo Andrade e eu, Mário Salvador.
O CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) tem Maria Terezinha Barbosa como diretora, Maria de Fátima Batista Fortes como supervisora, seis pessoas nos serviços administrativos gerais, sete educadoras e 21 professoras. Desenvolve um trabalho pedagógico de qualidade com cerca de 250 crianças até cinco anos de idade. E sua filosofia é “ação e integração na construção do saber”.
No dia 26, último sábado de março, fomos ao CEMEI (bairro Costa Telles I) para a culminância do projeto, levando conosco o Tio Mário, convidado para brincar com as crianças e reviver algumas das brincadeiras do Programa Roda Gigante, no ar nas décadas de 70 e 80 pela TV Uberaba. Alunos, pais, mães, professores, educadores, pessoal dos serviços administrativos e convidados estivemos juntos naquela manhã, para uma sessão cívico-cultural, muito bem organizada e dirigida e em clima de festa.
Foram feitas aos presentes, diversas perguntas sobre os três homenageados; a resposta garantia um brinde ao acertador. Para conseguirem esse sucesso notável, alunos e seus professores fizeram uma boa pesquisa e prepararam painéis mostrando a trajetória e as atividades dos agentes culturais convidados.
Como Tio Mário, comandamos brincadeiras (o que voa e o que não voa, morder na maçã, beber guaraná no prato, macaco faz...), que contaram com a participação das crianças, na primeira etapa, e dos pais, na segunda. Seria interessante termos aderido a essa rodada dupla na época do programa na TV... Afinal, é preciso cultivarmos o lado lúdico também dos adultos. A diretora Maria Terezinha, simpatizante dessa ideia, distraiu-se com o colibri, na brincadeira, e tocou a campainha.
Ao final deste evento pleno em alegria e recordações, todos ouviram um convite original: “Quem foi ao Programa Roda Gigante venha para perto do Tio Mário para uma foto.” O palco ficou pequeno e todos falaram de sua participação, naquela época.
Fica o registro desta encantadora surpresa e bela comemoração. E nossa gratidão pela carinhosa homenagem. Não há como não nos apaixonarmos por um espaço tão acolhedor quanto este! É incrível imaginar aonde chega a criatividade de nossos mestres na idealização de projetos como esse de que participamos! Felizmente nossas crianças vivem assim: rodeadas desses verdadeiros artistas que são os professores e educadores!
(*) membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro