POLÍTICA

#FakeNews: secretário descarta que radares estejam em funcionamento em Uberaba

Reportagem do JM Online verificou a veracidade de mensagem que circula no WhatsApp com locais onde os radares estariam multando motoristas

Publicado em 03/02/2020 às 11:25Atualizado em 18/12/2022 às 03:58
Compartilhar

Arquivo

Wellington Cardoso Ramos, secretário municipal de Defesa Social, explica que a listagem estava no site da Prefeitura de Uberaba, mas é conteúdo desatualizado e que a SDS solicitou a remoção

Mensagem que lista radares em funcionamento para verificação de velocidade dos motoristas em Uberaba é fake. Quem confirma é o secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso, que foi taxativ “é coisa antiga”. 

Wellington explica que a lista estava no site da Prefeitura de , mas que se trata de conteúdo desatualizado e, portanto, sem vigência. O secretário afirma, ainda, que a Secretaria de Defesa Social solicitou a remoção do conteúdo. A equipe do JM Online verificou o link por volta das 16h30 e já está inativo. Uberaba está há mais de dois anos sem fiscalização eletrônica de trânsito. Havia previsão de que o monitoramento fosse reativado no ano passado, o que não aconteceu. 

Wellington Cardoso descarta a possibilidade de a fiscalização por radares ser retomada neste primeiro semestre. O assunto, contudo, não foi enterrado pela administração municipal, que ainda estuda formas de efetivá-la no futuro. Em agosto de 2019, a Codiub foi contratada por dispensa de licitação para fornecer radares e executar fiscalização de trânsito na cidade. Apesar da contratação, ainda não houve ordem de serviço da Prefeitura para reativar a fiscalização eletrônica na cidade. 

Há a possibilidade de usar as câmeras do Cidade Vigiada. As câmeras de monitoramento do programa têm tecnologia para identificar avanço de sinal e excesso de velocidade, porém a Codiub aguarda manifestação da Prefeitura para ativar o sistema. O secretário de Defesa Social afirmou à reportagem do JM Online que ainda não há decisão sobre essa possibilidade. “A prioridade é a segurança pública, (o combate à) criminalidade”, explica ele. 

As câmeras do Cidade Vigiada começaram a ser instaladas em Uberaba no fim de setembro de 2019. Ao todo, são 125 câmeras interligadas em sistema inteligente de tecnologia forense de ponta em um investimento de R$ 2 milhões. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por